*/ Senador de Bras?lia:Lançamento da pedra fundamental do Parque Científico e Tecnológico da
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :11/06/2013
Lançamento da pedra fundamental do Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB – DF. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Parlamentares, eu quero, hoje, muito rapidamente, em nome da Liderança do Partido Socialista Brasileiro, registrar, com muita alegria, o lançamento do Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília.

A UnB é uma instituição da maior respeitabilidade, uma das maiores e melhores universidades brasileiras. Hoje, conta com 2.241 professores, 400 laboratórios, 414 grupos de pesquisa, 82 cursos de graduação, 84 cursos de mestrado, 62 cursos de doutorado, e 39.917 alunos.
 
O Parque Científico e Tecnológico do Distrito Federal é um sonho antigo de diversos brasilienses e brasileiros que estão na UnB, há anos, e que vêm se envolvendo nesse projeto.
 
Eu quero aqui registrar a importância, para a implantação do Parque Científico e Tecnológico, do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT), que será o gestor desse parque, e que tem sido um grande incentivador da inovação no Brasil e, desde 2006, vem defendendo a ideia da implantação desse parque.
 
É importante registrar que esse parque, lançado hoje pelo Reitor Ivan Camargo, pela Vice-Reitora Sônia Báo, com a participação do Presidente da Câmara Legislativa, Deputado Wasny de Roure, e de vários outros representantes do Governo do Distrito Federal, de outras instituições, do Ministério da Ciência e Tecnologia, tem basicamente três grandes suportes.
 
O Centro de Biotecnologia Molecular busca criar um ambiente apropriado para promover o desenvolvimento de projetos biotecnológicos envolvendo as competências dos laboratórios de biologia molecular e de microbiologia molecular e biotecnologia com o setor empresarial. É importante registrar a competência reconhecida da Universidade de Brasília no que se refere à área de biotecnologia e também é importante registrar aqui que o prédio do Centro de Biotecnologia Molecular contou com o apoio da Bancada do Distrito Federal, que, através de emendas parlamentares, garantiu a construção desse prédio, cujo processo licitatório já está sendo concluído para ser iniciada a construção.
 
Mas teremos também, no Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília, um hotel de projetos tecnológicos e um laboratório de engenharia biomédica, cuja construção foi iniciada hoje, com o lançamento da pedra fundamental.
 
Nesse parque, contaremos com diversas áreas de atuação, a saber: biotecnologia; tecnologia de informação e comunicação; tecnologia biomédica; energia; nanotecnologia; fármacos e medicamentos; tecnologias ambientais; tecnologias de educação; e tecnologias sociais.
 
Nós tivemos, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, um avanço muito grande no País com a aprovação da Lei de Inovação, que vem garantir e permitir uma interação cada vez maior entre universidades e empresas.
 
Sabemos que a universidade...
 
(Soa a campainha.)
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB – DF) – ... tem sido responsável pela produção do conhecimento. O Brasil está numa posição expressiva, no cenário mundial, na produção de conhecimento, em publicações científicas, mas nós não temos o mesmo desempenho no que se refere ao registro de patentes, ao desenvolvimento de tecnologias.
 
Daí a necessidade de uma integração cada vez maior – integração essa prevista na Lei de Inovação – entre as universidades e as empresas, compartilhando laboratórios, compartilhando espaços, garantindo a incubação de empresas de base tecnológica na área da universidade, e, com isso, agregando valor, agregando conhecimento às universidades e cumprindo aquela missão fundamental da universidade de unificar, de unir ensino, pesquisa e extensão.
 
Por isso, foi com muita alegria...
 
(Interrupção do Som.)
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB – DF) – ...  que participei, hoje, do lançamento do Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília. Sabemos que essa é a grande vocação de Brasília.

Nós temos, como disse, uma instituição âncora, fundamental, de vanguarda: a Universidade de Brasília. Nós temos aqui cinco centros da Embrapa, nós temos uma sede da Fiocruz. Temos universidades importantes como a Universidade Católica...
 
(Soa a campainha.)
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB – DF) – ... que também vem-se destacando na produção de conhecimento científico.
A articulação de todas essas instituições pode e deve fazer do Distrito Federal um grande polo de conhecimento científico e tecnológico, ajudando a capacitar nossos gestores, a melhorar a qualidade do ensino no Distrito Federal e a produzir riqueza, agregando valor a nossa produção.
 
Portanto, parabéns à Universidade de Brasília! Parabéns ao Reitor Ivan Camargo, parabéns à Vice-Reitora Sônia Báo por essa iniciativa da maior importância para o futuro da UnB e para a inserção cada vez maior da UnB no campo produtivo no Distrito Federal e em toda a região.
 
Muito obrigado, Sr. Presidente.
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos
Copa do Mundo
Rollemberg denuncia superfaturamento em obras do estádio de Brasília

Vídeo

 

footer_down_01