*/ Senador de Bras?lia:PSB é a favor da instalação de uma CPI para investigar irregularidades
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :26/03/2014
PSB é a favor da instalação de uma CPI para investigar irregularidades na Petrobras
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu subo a esta tribuna para comunicar a posição do Partido Socialista Brasileiro a respeito da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, e outras questões envolvendo a Petrobras.

Em primeiro lugar eu quero dizer que nós sabemos o que significa a Petrobras para a população brasileira. A Petrobras é a maior demonstração da capacidade de realização do povo brasileiro e de que, quando o Estado brasileiro investe em ciência, tecnologia e inovação, os resultados se apresentam. Essa empresa desenvolveu a tecnologia mais avançada de prospecção de petróleo em águas profundas, essa empresa tem como maior patrimônio os seus recursos humanos: milhares de petroleiros por todo o Brasil, centenas de milhares de cientistas que dedicaram as suas vidas a construir a Petrobras. 
 
Nós entendemos que o maior serviço que o Brasil pode prestar à Petrobras neste momento é jogar luzes sobre ela, é dar transparência total a todos os processos existentes na gestão da Petrobras. Foi com esse espírito que o Partido Socialista Brasileiro, através da minha pessoa, apresentou requerimentos para convidar o Ministro Edison Lobão e a presidente da Petrobras a virem prestar esclarecimentos ao Senado Federal.
 
Soube que essas oitivas foram marcadas apenas para o dia 8 de abril, no caso da presidente da Pebrobras, e para o dia 15 de abril, no caso do Ministro de Minas e Energia, o que demonstra que não há, da parte do Governo, pressa em esclarecer esses episódios. 
Também, em conjunto com outros Senadores, o Senador Pedro Simon, a Senadora Ana Amélia, o Senador Randolfe, o Senador Cristovam, o Senador Pedro Taques, nós estivemos ontem na Procuradoria Geral da República fazendo uma representação para que a Procuradoria Geral da República, de forma tranquila, de forma isenta, mas de forma profunda, também possa fazer suas investigações.
Entendo que, neste momento, a população brasileira está com os olhos voltados para o Senado Federal e para o Congresso Nacional, no sentido também de que esta Casa cumpra com a sua responsabilidade de fazer uma investigação, uma investigação que seja séria, serena e responsável, porque entendemos a importância dessa companhia.
 
É importante registrar que, no ano passado, o ex-Presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli veio à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle para dizer que a operação de compra da refinaria de Pasadena foi um grande negócio, um excelente negócio realizado pela Petrobras.
 
Algumas semanas atrás, vimos a Presidente da República dizer que só aprovou, na condição de Presidente do Conselho de Administração da Petrobras, a compra da refinaria de Pasadena, porque não teve conhecimento de duas cláusulas daquele contrato: uma cláusula que estipulava uma margem de lucro e outra cláusula que definia obrigatoriedade de uma das empresas comprar a outra metade em caso de discórdia. O fato é que a Petrobras acabou comprando uma refinaria por muito mais que o valor pelo que, um ano antes, a empresa que a vendeu a tinha adquirido. Executivos da Petrobras, na semana passada, indicaram que a Presidenta da República, à época Presidente do Conselho de Administração, teve, sim, acesso a todos os documentos e a todas as cláusulas.
 
O que chama atenção é que o Diretor Internacional responsável por aquela operação, quando descoberto o caso de que as duas cláusulas tinham sido omitidas, não foi demitido. Ele saiu da Petrobras recebendo elogio do Conselho de Administração e foi ocupar uma diretoria importante na BR Distribuidora. Isso, por si só, faz com que seja necessária uma investigação serena, firme, profunda sobre a Petrobras.
O fato é que esta empresa, que é orgulho de todos os brasileiros, já foi muito melhor posicionada no ranking mundial das grandes empresas petrolíferas.
 
O maior serviço que podemos prestar à Petrobras, neste momento, este grande patrimônio do povo brasileiro, é jogar luzes, é fazer com que a sua gestão volte a ser uma gestão técnica, uma gestão despartidarizada. Nós não podemos admitir que uma empresa de importância estratégica para o povo brasileiro e para o País seja partidarizada, seja aparelhada por qualquer partido político, seja ele qual for.
 
Nesse sentido, quero comunicar à Nação brasileira que a posição do Partido Socialista Brasileiro é de apoiar a instalação da CPI da Petrobras. E o faremos, atuando nela com todo o rigor, com toda a responsabilidade, com todo o espírito público que tem caracterizado a trajetória do Partido Socialista Brasileiro.
 
Muito obrigado, Sr. Presidente
 
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos
Copa do Mundo
Rollemberg denuncia superfaturamento em obras do estádio de Brasília

Vídeo

 

footer_down_01