Atualizado em :18/04/2011
Embrapa promove exposição sobre índios krahôs
Rollemberg prestigia lançamento da exposição Pesquisa e Segurança Alimentar na terra indígena Krahô. Em 2007, parlamentar foi batizado numa aldeia Krahô e ganhou um nome em língua indígena: "Krowajõ”
 

Foto: Júlio Cecílio

Nesta segunda-feira (18/04), a Embrapa lançou a exposição Pesquisa e Segurança Alimentar na terra indígena Krahô. Apoiador do projeto, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB/DF) participou do lançamento.  "Parabenizo a Embrapa por mais este projeto e por seu papel na preservação de nossos recursos genéticos”, destacou o senador, na abertura do evento. Há quatro anos, Rollemberg foi batizado numa aldeia Krahô e ganhou um nome em língua indígena: "Krowajõ”, que significa tocos e palmito de buritis.

Segurança alimentar

Em 2000, foi firmada uma parceria entre a Embrapa e a Associação das Aldeias Krahô para ações de pesquisa e transferência de tecnologia com foco na segurança alimentar. A coordenadora do projeto, Terezinha Dias, explicou que o programa está sendo estendido para outros povos. "Nosso projeto une o saber tradicional ao saber científico, e as ações serão multiplicadas em todo o País”, detalhou Terezinha.

O presidente da Embrapa, Pedro Arraes, agradeceu a sabedoria dos índios Krahô e o apoio do senador Rollemberg aos projetos da instituição. O lançamento da exposição é também uma homenagem ao Dia do Índio, comemorado amanhã (19/04). "O Dia do Índio deveria ser comemorado todos os dias no Brasil”, afirmou Rollemberg.  No evento, também foram lançadas as cartilhas Como conservarmos nossas sementes e Preparando nossa roça.

Serviço:

Exposição Pesquisa e Segurança Alimentar na terra indígena Krahô

Período: de 18 a 20 de abril

Local: Embrapa, final da avenida W3 Norte

Horário: Das 9h às 17h

Fonte: Ascom do senador Rodrigo Rollemberg