Atualizado em :12/06/2012
Comissão de Meio Ambiente integra eventos da Rio+20
No dia 20, comissões de Agricultura e de Meio Ambiente do Senado promovem debate sobre desenvolvimento sustentável aliado a boas práticas agrícolas e a preservação ambiental. Evento será realizado no Pier Mauá, no Rio de Janeiro
 
Por Dinêz Costa
 
Imagem: DivulgaçãoA  Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado, presidida por Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), também será representada oficialmente na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20. No dia 20, a CMA  fará  uma reunião em conjunto com  a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA),  às 10 horas, no Pier Mauá, no espaço da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).  O tema da audiência pública é o desenvolvimento sustentável aliado a boas práticas agrícolas e preservação ambiental.

A partir do dia 13, a Comissão de Meio Ambiente disponibilizará suas publicações em stands localizados no Riocentro e no Parque dos Atletas. As publicações são a revista Meio Ambiente Hoje, nas versões em português e inglês, que mostra audiências públicas relacionadas à Rio+20, e  três livros publicados pela CMA: "Vida-Uma poesia ao Cerrado”,  com trabalhos de Cora Coralina e Reynaldo  Jardim;  "Arborização Urbana no Distrito Federal/História e espécies do Cerrado”,  uma  republicação de  trabalho  feito pela Novacap; e uma coletânea de artigos jurídicos sobre o princípio da proibição do retrocesso ambiental. 

Este último livro resultou de um colóquio internacional realizado pela CMA no último mês de março. Também será distribuído o documento aprovado pelos membros  da Comissão  intitulado  "A Rio+20 que queremos”.  No texto os senadores pedem que o documento final da Rio+20 contemple 14 tópicos, entre eles a renovação do compromisso político dos países com o desenvolvimento sustentável, considerando, no mínimo, suas três dimensões principais: crescimento econômico, proteção ambiental e inclusão social.
Fonte: Dinêz Costa - Ascom do senador Rodrigo Rollemberg