Atualizado em :06/06/2012
Exposições revelam fenômeno da regulação do clima
 As exposições "Rios Voadores” e "O Azul do Verde-Amarelo” ficam abertas à visitação pública até o próximo dia 15, no Senado Federal. Rollemberg prestigiou a inauguração das duas iniciativas 
 
Por Dinêz Costa

Foto: Sheyla LealO senador Rodrigo Rollemberg (PSB/DF) e o idealizador do projeto Rios Voadores, Gérard Moss, inauguraram, nesta terça-feira (5), a exposição "Rios Voadores”, no  Espaço Ivandro Cunha, no Senado. A exposição reúne fotografias, pesquisas e animações digitais transmitidas em TV, além de um vídeo com depoimentos de especialistas no assunto. Rios voadores são cursos de água atmosféricos invisíveis, que transportam umidade e vapor da Bacia Amazônica para outras regiões do país. Esse fenômeno natural é responsável por parte do regime de chuvas nessas regiões.

Conforme Rodrigo Rollemberg, iniciativas como esse projeto apoiado pela Petrobras ajudam a popularizar conhecimento a respeito de um fenômeno que é complexo e que pode ser assimilado de forma simples por  estudantes  e turistas que  visitam o Senado . "Os rios voadores regulam o clima. É importante mostrar de forma didática o ciclo da água, que se confunde com o ciclo da própria vida”, disse.   

Gérard Moss lembrou que os vapores de água são responsáveis pelas chuvas e prestam importantes serviços ambientais ao país e que no ano passado, por exemplo, o fenômeno foi registrado em Brasília durante 73 dias e em Cuiabá, por 146 dias. Gislaine Garbelini, gerente  setorial do Programa Petrobras Ambiental, informou que 90% dos projetos financiados pela companhia na área ambiental passam por seleção pública. Segundo ela, no segundo semestre deste ano a Petrobras deverá abrir inscrições a novas propostas.

Foto: Sheyla LealFoi inaugurada, ainda, a  mostra fotográfica "O Azul do Verde-Amarelo”, no Senado Galeria, que retrata as  bacias hidrográficas do Brasil. Também participaram dos dois eventos em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente os senadores Gim Argello (PTB/DF) e Aloysio Nunes (PSDB/SP); o presidente do Superior Tribunal Militar, almirante de esquadra  Alvaro Luiz Pinto; e a fotógrafa Margi Moss, responsável pela mostra "O Azul do Verde-Amarelo”.

As duas exposições ficam abertas à visitação pública até o próximo dia 15.

Fonte: Dinêz Costa - Ascom do senador Rodrigo Rollemberg