Atualizado em :01/06/2012 |
|
---|---|
Para Rollemberg, Rio+20 deve prever metas para sustentabilidade |
|
O parlamentar se disse preocupado com uma possível tentativa de substituir o conceito de desenvolvimento sustentável pelo conceito de economia verde, o que representaria uma maior valorização do pressuposto econômico
|
|
![]() Como exemplo, Rollemberg citou a redução em pelo menos 10% no consumo de água pela agricultura. Também defendeu que os países tenham como meta dobrar a matriz energética renovável.Para o parlamentar, a conferência deve ainda resultar em novos modelos de aferição de desenvolvimento, que incluam aspectos sociais e ambientais.
"Não dá mais para medir o desenvolvimento dos países apenas pelo Produto Interno Bruto, que só mede o resultado econômico e mede mal, de forma distorcida. Aqueles países que estão fazendo a guerra, vendendo armamentos, estão ampliando o seu Produto Interno Bruto e isso não podes ser uma medida de desenvolvimento", disse.
O parlamentar se disse preocupado com uma possível tentativa de substituir o conceito de desenvolvimento sustentável pelo conceito de economia verde, o que representaria uma maior valorização do pressuposto econômico, em detrimento dos pressupostos sociais e ambientais.
"Há uma preocupação também de minha parte de que embutidos no conceito de economia verde possam estar modelos tecnológicos e econômicos que países desenvolvidos gostariam de impor aos países em desenvolvimento ou ainda barreiras não tarifárias que criariam dificuldades ao comércio mundial", afirmou, ao defender que o documento final da conferência contenha um conceito objetivo de economia verde.
O senador defendeu ainda que a Rio+20 seja uma oportunidade para que o Brasil construa uma agenda convergente, que contemple entendimentos sobre o uso dos recursos hídricos, o modelo de produção de alimentos e a estratégia de geração de energia, entre outros.
Leia a íntegra do discurso. Clique aqui |
|
Fonte: Agência Senado | |