Atualizado em :29/05/2012
Rollemberg participa de seminário do TCU sobre desastres naturais
Presente à solenidade de abertura do evento, senador ressaltou a importância do Estado se modernizar para enfrentar os problemas ocasionados por eventos extremos
 
Por Sandra Turcato

Foto: Sheyla LealNos dias 28 e 29 de maio, o Tribunal de Contas da União (TCU) promove o seminário "Desastres naturais – ações emergenciais”. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB/DF) participou da abertura do evento, que teve a presença de ministros, governadores e parlamentares. Coordenado pelo ministro do TCU Aroldo Cedraz, o seminário  tem como objetivo debater especialmente as dificuldades enfrentadas pelos desastres naturais, assim como analisar e discutir possíveis ações emergenciais que devem ser adotadas pelo Poder Público.

O presidente do TCU, Benjamin Zymler, destacou a importância do debate. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, também elogiou a iniciativa do TCU de promover o seminário para debater o que pode ser feito em termos de legislação e de políticas públicas para responder aos desastres naturais que têm ocorrido de maneira cada vez mais frequente no Brasil. "Temos de priorizar as ações preventivas e definir de forma mais clara o papel dos ministérios”, defendeu. "Se detectarmos previamente os eventos, podemos nos preparar para agir com maior efetividade”, destacou.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), falou da pior estiagem que a região enfrenta nos últimos 50 anos. "Nosso primeiro esforço deve ser na prevenção, para podermos emitir os alertas em tempo hábil”, afirmou. "Temos de compartilhar experiências vividas por todos nós”, disse, ao destacar a importância do seminário promovido pelo TCU. 

O senador Rollemberg também falou da importância do encontro. "Vivemos uma urbanização acelerada no Brasil, que aconteceu de forma desorganizada em muitos casos”, lamentou o parlamentar. "Com as mudanças climáticas, ocorrem cada vez mais eventos extremos”, acrescentou. "É importante que o Estado se prepare para os novos desafios, temos de nos modernizar”, defendeu Rollemberg, que preside a Comissão de Meio Ambiente do Senado. 


Fonte: Sandra Turcato - Assessora de Imprensa do senador Rodrigo Rollemberg