Atualizado em :18/05/2012
Programa auxilia pessoas em situação de risco alimentar
Ao lado do  ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, Rollemberg participa de apresentação sobre o programa Proalimento. Neste primeiro momento, iniciativa  será implementada no Distrito Federal e em alguns municípios do Entorno
 
Por Sandra Turcato

Foto: Sheyla LealNa manhã desta sexta-feira (18), o senador Rodrigo Rollemberg (PSB/DF) participou da apresentação do Proalimento, o Programa de Abastecimento e Segurança Alimentar - Ride/DF, ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Também participaram do encontro o diretor-superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado; o secretário de Agricultura do DF, Lúcio Valadão; o deputado distrital Joe Valle (PSB) e o presidente da Emater/DF, José Guilherme Tollstadius Leal.

O programa será implementado no DF e em alguns municípios do Entorno graças a um convênio entre a Secretaria de Agricultura do DF e da Sudeco. A idéia é reaproveitar os alimentos que não são comercializados na Ceasa – cerca de dez toneladas por semana. Esses produtos serão processados e distribuídos para pessoas em situação de risco alimentar. O material orgânico não comestível será transformado em adubo para a agricultura familiar. 

No primeiro momento, o programa beneficiará diretamente 50 mil pessoas em situação de risco alimentar, além de creches, asilos e entidades atendidas pelos programas de assistência social do GDF e do Governo Federal. O ministro Fernando Bezerra se mostrou muito receptivo à proposta do programa. 

Durante o encontro, o senador Rollemberg destacou que o DF tem o quinto PIB agrícola do País, com uma agricultura familiar muito forte. "Este é um programa que tem condições de mudar a face do DF”, afirmou o parlamentar. "O PSB no DF tem credibilidade nesta área rural e pode ajudar muito na implementação deste programa”, destacou Rollemberg. "O Proalimento vai causar uma revolução na vida das pessoas que vivem em situação de risco alimentar na região da Ride/DF, além de incentivar a agricultura local, e em breve será expandido para os demais estados do Centro-Oeste”, finalizou Marcelo Dourado.

Além de promover a segurança alimentar, o Proalimento vai fortalecer os arranjos produtivos locais, gerando emprego e renda. O programa deve ser implementado no próximo mês.
Fonte: Sandra Turcato - Assessora de Imprensa do senador Rodrigo Rollemberg