Atualizado em :14/05/2012
Lei que institui Dia Nacional do Reggae é sancionada
 Lei é de autoria do senador Rodrigo Rollemberg. Data será comemorada em 11 de maio, dia da morte do músico Bob Marley
 
Foto: InternetA presidente Dilma Rousseff sancionou na última sexta-feira (11) a Lei 12.630/2012, de autoria do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que institui o Dia Nacional do Reggae. A data será comemorada em 11 de maio, dia da morte do músico que popularizou o estilo, o jamaicano Bob Marley.  

Na justifica do projeto, Rollemberg afirma que "o legado que Bob Marley deixou ao mundo vai muito além do reggae: é através deste que muitos artistas brasileiros usam o meio da música para fazer legítimas críticas sociais”. 

Rollemberg ressalta ainda que Bob Marley teve uma influência marcante na música brasileira e inspirou bandas como "Cidade Negra, Edson Gomes, Gilberto Gil entre tantos outros artistas nacionais consagrados" que, segundo ele, "continuam a levar, através do reggae, mensagens de paz, amor e críticas sociais, na tentativa de alertar o povo para lutar pelos seus direitos”.

O reggae já tem sua presença no legislativo brasileiro por meio da Lei nº 4.102, de 01 de novembro de 2002, que institui o dia municipal do regueiro em São Luís (MA), e da lei que oficializa o dia 11 de maio como dia do reggae na cidade de Salvado (BA).

A Lei 12.630/2012 foi publicada nesta segunda-feira (14) no Diário Oficial da União. 




Fonte: Ascom do senador Rodrigo Rollemberg