Atualizado em :09/05/2012
Senador elogia escolha de Hollande como presidente da França
Rollemberg diz, durante discurso, que resultado de eleição presidencial na França mostra que a Europa busca um novo modelo de desenvolvimento
 
Foto: Agência SenadoO senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) comemorou a recente vitória do socialista François Hollande na eleição presidencial francesa. Ele disse que a conquista de Hollande, do Partido Socialista (PS) da França, "representa muito mais que uma vitória socialista em sua dimensão ideológica ou partidária”.

"Representa um processo global por uma nova visão, por um novo caminho de desenvolvimento. Representa a derrota do receituário monetarista da austeridade que está na raiz da crise europeia, em sua política recessiva, que prostrou o continente pela secagem dos investimentos públicos, pela adoção de impostos que punem a classe média e os mais pobres em favor dos mais ricos e das grandes empresas, sem falar no sistema financeiro", afirmou.

Para Rollemberg, a crise econômica europeia iniciada em 2008 e que, desde então, já atingiu praticamente todo o planeta, "é uma crise de todo o sistema econômico, baseado na supremacia do capital financeiro”.O senador acredita que a eleição de Hollande na França vem se somar a outras mudanças mundiais que apontam para a necessidade da conciliação do crescimento econômico, com geração de emprego, inclusão e justiça social, responsabilidade econômica, autonomia política e desenvolvimento sustentável.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também saudou a eleição de Hollande e lembrou que o Partido Socialista francês realizou prévias partidárias antes de escolher seu candidato. Suplicy insistiu em sua proposta de que os partidos brasileiros passem também a realizar primárias para a escolha de candidatos a presidente.

Fonte: Agência Senado