Atualizado em :18/04/2012
Sarau Político discute eleição direta para administrador regional
Senador Rodrigo Rollemberg foi convidado a explicar a Emenda Constitucional nº 29/2011, proposta por ele, que propõe que o comando das administrações passe a ser definido em votação popular
 
Por Camila Vidal

Foto: Sheyla LealCerca de 200 pessoas participaram da primeira edição do Sarau Político, realizado na segunda-feira (16) em São Sebastião. Promovido com o apoio do PSB-DF, o projeto une o debate sobre questões relevantes para as cidades às manifestações culturais dos artistas do Distrito Federal. A eleição direta para administradores regional norteou as discussões entre moradores e o senador Rodrigo Rollemberg (PSB). O parlamentar foi convidado a explicar a Emenda Constitucional nº 29/2011, proposta por ele, que propõe que o comando das administrações passe a ser definido em votação popular, da qual participem os moradores das respectivas cidades. 

Desde outubro do ano passado, a matéria está pronta para ser apreciada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.Atualmente, das 30 administrações regionais em atividade no DF, apenas 13 são comandadas por moradores da cidade de atuação. Em São Sebastião, por exemplo, quase todos os funcionários da Administração Regional, inclusive a administradora, são oriundos de outras cidades. 

O descontentamento com a atual gestão foi destacado pelos participantes do Sarau.A falta de contato mais aprofundado com as questões das cidades engessa o trabalho dos administradores, avaliou o senador. "Torna-se inconcebível que, em pleno século XXI, a população de Brasília ainda não tenha o direito de eleger diretamente os seus administradores regionais. É uma questão de respeito com as cidades e com os moradores”, disse Rollemberg.

Pela emenda, os candidatos ao mandato de administrador precisam ter o título eleitoral inscrito na zona eleitoral da cidade de interesse.  Ainda de acordo com a proposta do socialista, as primeiras eleições para os cargos de administrador e vice-administrador regional do Distrito Federal devem ser realizadas simultaneamente às eleições para governador, vice-governador e deputados distritais.

Artistas da cidade

O Sarau Político contou com a participação de músicos, poetas e produtores culturais de São Sebastião. O cantor Yuri Mello apresentou clássicos da música popular brasileira e dividiu o palco com o poeta e declamador César Cavalcante, da Tertúlia Poética. As paredes da pizzaria Paulista foram molduradas com obras da artista plástica Deborah Laranjeira. As apresentações foram prestigiadas pelo presidente do PSB-DF, Marcos Dantas, pelo secretário de Agricultura do DF, Lúcio Valadão, pelo presidente da Emater-DF, José Guilherme Leal, e pelo presidente de honra do partido, Sebastião Abreu, morador de São Sebastião. 

Fonte: Camila Vidal - Ascom do PSB-DF