Atualizado em :03/04/2012
Rollemberg destaca força de campanha pelo respeito à faixa de pedestre em Brasília
No pronunciamento, senador também criticou a qualidade do transporte coletivo em Brasília, que classificou como "uma indignidade, uma agressão à cidadania, um desrespeito ao cidadão”
 
Por Agência Senado

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) comemorou em Plenário, nesta segunda-feira (2), os 15 anos da mobilização pelo respeito à faixa de pedestres em Brasília. A capital do país foi a primeira cidade brasileira a realizar campanha sistemática para garantir o respeito à faixa de pedestres, a partir de 1º de abril de 1997, durante o mandato do ex-governador e atual senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Rollemberg elogiou Cristovam pela iniciativa, lembrando que, à época, o então governador decidiu levar a campanha à frente mesmo contra a opinião de alguns de seus assessores.Afirmando que, nos últimos anos, Brasília tem sido "muito maltratada” no cenário nacional, Rollemberg considerou que a campanha pelo respeito à faixa de pedestres foi motivo de orgulho para os moradores da capital. "Se formos imaginar o custo de uma campanha dessas, de um esforço desses, em relação ao benefício que produziu para o conjunto da população, vamos perceber que a relação custo-benefício é muito favorável ao interesse coletivo, ao interesse conjunto da população", disse.

No pronunciamento, Rollemberg criticou a qualidade do transporte coletivo em Brasília, que classificou como "uma indignidade, uma agressão à cidadania, um desrespeito ao cidadão”. Segundo ele, os ônibus que servem a população do Distrito Federal estão entre os mais velhos do país, além de apresentarem superlotação e problemas mecânicos frequentes.Em aparte, Cristovam lembrou que a campanha das faixas de pedestres foi uma campanha de "educação e cidadania”, em que as crianças nas escolas de Brasília tiveram um importante papel de educadores, ao cobrarem de seus pais, dentro dos carros, o respeito às faixas.

Fonte: Agência Senado