Atualizado em :07/12/2011
Discutindo o desenvolvimento do Centro-Oeste
Senador Rodrigo Rollemberg participou, nesta quarta-feira, do 4º Fórum das Entidades do Setor Produtivo do Centro-Oeste. Socialista  defendeu mais investimentos para a região 
 
Por Sandra Turcato

Foto: Sheyla LealO centro do Brasil no centro das atenções. Este foi o tema do 4º Fórum das Entidades do Setor Produtivo do Centro-Oeste. A abertura do encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (07/12). Organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do DF (Fape), pela Federação da Indústria (Fibra) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), o objetivo do fórum é reunir líderes da região para debater temas sobre o desenvolvimento e a integração do Centro-Oeste. 

Presidente da FAPE/DF, Renato Simplício fez uma retrospectiva dos três primeiros encontros. "Diante dos dados de crescimento zero do PIB do Brasil, verificamos que a agricultura foi o setor que mais cresceu no País”, comemorou. Ele citou o envolvimento dos parlamentares na tramitação do Código Florestal, para construir um texto que garantisse o crescimento do Brasil e a preservação da biodiversidade. Simplício lembrou o trabalho desenvolvido pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado. 

Já Adelmir Santana, presidente da Fecomércio, citou as dificuldades do setor produtivo, especialmente a burocracia. "O Centro-Oeste cresce mais que o restante do País, precisamos buscar e reafirmar nossa vocação”, enfatizou, ao defender a busca de eixos de desenvolvimento e os avanços na discussão para melhorar o ambiente empresarial. Para José Diaz Fernandes, representante da Fibra, é preciso pensar em expandir a região. "O DF é a economia mais forte do Centro-Oeste”, destacou. "Nossa região precisa ser ainda mais produtiva”, acrescentou. 

Presente à abertura do fórum, o senador Rodrigo Rollemberg falou da importância da união dos três setores produtivos. "O Centro-Oeste é uma das regiões mais dinâmicas do País”, constatou. "Temos problemas que precisam ser enfrentados conjuntamente, como a questão tributária”, disse. "Precisamos também dotar o Centro-Oeste de infraestrutura e logística para estar preparado para o nosso crescimento”, defendeu. "Tenham certeza de que estaremos juntos para trabalhar por este objetivo”, destacou o senador. 

Também participaram do evento deputados federais, representantes de federações de estados do Centro-Oeste e o diretor da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado. 
Fonte: Sandra Turcato - Assessora de Imprensa do senador Rodrigo Rollemberg