Atualizado em :29/11/2011
Senado pode votar Código Florestal nesta quarta
Líderes partidários decidiram agilizar a votação do projeto, que voltará à Câmara. Nesta terça-feira (29), relatores do Código Florestal no Senado fizeram a entrega simbólica do documento ao presidente do Senado, José Sarney
 
Por Sandra Turcato

Foto: Sheyla Leal
Os relatores do Código Florestal no Senado – senadores Luiz Henrique (PMDB/SC) e Jorge Viana (PT/AC) – entregaram simbolicamente na manhã desta terça-feira (29) os pareceres do projeto ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP).

Participaram da reunião outros 15 senadores, entre eles Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), que analisou o mérito do Código Florestal. Rollemberg participou de toda a discussão e tramitação do projeto na Casa.

"É unânime que se trata de um trabalho excepcional, pois foi possível administrar conflitos, articular e dialogar, o que é papel do Congresso Nacional”, afirmou o presidente Sarney, que destacou o trabalho dos dois relatores e dos presidentes das quatro comissões pelas quais o projeto tramitou – Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), Comissão de Ciência e tecnologia (CCT) e CMA. Rollemberg também falou da capacidade de entendimento dos senadores e se disse orgulhoso pelo resultado alcançado nas comissões temáticas.

A votação do projeto de reforma do Código Florestal foi concluída na última quinta-feira (24) na CMA, dia em que foi aprovado na comissão requerimento de urgência para a tramitação em Plenário. A votação em Plenário deve ocorrer nesta quarta-feira (30). "Acho que o Código Florestal foi suficientemente discutido no Senado, foi um ano inteiro de audiências públicas e de debates”, resumiu Rollemberg. "Acredito que os senadores se sentem seguros para votar o projeto”, avaliou o presidente da CMA.

(com informações da Agência Senado)
Fonte: Sandra Turcato - Assessora de Imprensa do senador Rodrigo Rollemberg