*/ Senador de Bras?lia:Rollemberg destaca nova política industrial para o Brasil
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :13/05/2008
Rollemberg destaca nova política industrial para o Brasil
 

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, assomo à tribuna na tarde de hoje para registrar com muita alegria o lançamento da Política Industrial pelo Presidente Lula, ontem, no Rio de Janeiro, na Sede do BNDES.

Em 2005, tivemos o início de uma política industrial, quando o Governo definiu alguns setores prioritários — bens de capital, software, microeletrônica e fármacos — , identificando também aqueles setores que têm futuro — biotecnologia, nanotecnologia e biomassa. Aquela iniciativa possibilitou ao Ministério da Ciência e Tecnologia direcionar seus recursos prioritariamente para essas áreas, tanto do ponto de vista da formação de recursos humanos quanto por meio da subvenção direta às empresas, como prevê a Lei de Inovação.

Sem dúvida, com esses novos instrumentos criados pelo Governo Federal, instrumentos creditícios e fiscais, e com a agregação de vários outros setores da economia às prioridades da política industrial, teremos resultados muito mais expressivos que contribuirão para que o Brasil possa crescer a índices mais elevados e de forma sustentável.

Quero registrar 3 metas dessa política industrial que considero da maior importância: ampliação da taxa de investimento da economia de 17,6% do PIB, em 2007, para 21%, em 2011, ou seja, um aumento de 450 bilhões para 620 bilhões; ampliação da participação das exportações brasileiras no mercado internacional; elevação do gasto privado em pesquisa e desenvolvimento de 11,5 bilhões para 18,2 bilhões.

Infelizmente, diferentemente dos países desenvolvidos, ainda temos grande parte dos nossos gastos em pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico financiados pelo setor público. Em todos os países desenvolvidos há uma relação maior dos investimentos em pesquisa com o setor privado.

Ao incentivar esses investimentos em pesquisa, o Governo estará contribuindo para uma maior competitividade da indústria brasileira e também de incentivo às micro e pequenas empresas dos setores exportadores. Esse éo segmento que mais emprega e que mais distribui renda. Se ele tiver aporte de conhecimento científico e tecnológico, poderá agregar mais valor aos seus produtos e, sem dúvida, com isso, tornarem-se mais competitivos.

Portanto, Sr. Presidente, quero, aqui, cumprimentar o Presidente Lula e toda a equipe econômica. Essa é mais uma ação do Governo Federal que mostra preocupação com o futuro e com políticas de Estado e que este Governo não está pensando na próxima eleição, está pensando nas próximas gerações e no futuro da população e da Nação brasileira.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01