*/ Senador de Bras?lia:Comentário sobre segurança e saúde no trabalho
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :03/07/2008
Comentário sobre segurança e saúde no trabalho
 

O SR. PRESIDENTE (Chico Lopes) - Concedo a palavra ao nobre Deputado Rodrigo Rollemberg, do Distrito Federal, pelo Bloco Parlamentar PSB/PDT/PCdoB/PMN/PRB.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, na condição de representante do Partido Socialista Brasileiro, não posso deixar de celebrar, neste momento, o transcurso dos 30 anos de publicação da Portaria nº 3.214, pelo Ministério do Trabalho, que, sem dúvida, avançou na garantia da qualidade do exercício profissional em nosso País.

Há 30 anos, a área de segurança e saúde no trabalho ganhava alicerces no Brasil, com a publicação, pelo Ministério do Trabalho, da Portaria nº 3.214, marco que contou com a importante contribuição de profissionais da FUNDACENTRO, em diversos setores: construção civil; eletricidade; máquinas e equipamentos; resíduos industriais; Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA); doenças ocupacionais; equipamentos de proteção individual. 

A Portaria nº 3.214 foi idealizada por Eduardo Gabriel Saad numa época em que o Brasil era, infelizmente, campeão em acidentes de trabalho, e as empresas enfrentavam dificuldades para cumprir uma legislação muito esparsa.

Solicitou-se, então, a profissionais da FUNDACENTRO que montassem o arcabouço jurídico para as novas normas. Em apenas dois meses de trabalho intenso, cerca de 15 técnicos jovens, estudiosos e idealistas buscaram o que havia de melhor nesta área no mundo, para incluir na legislação brasileira. Esse trabalho foi, ao final, revisado juridicamente por José Eduardo Duarte Saad, Procurador do Ministério Público do Trabalho em São Paulo.

Essa contribuição dos profissionais da FUNDACENTRO foi expressamente reconhecida na época pelo então Ministro do Trabalho Arnaldo Prieto por meio de carta enviada a cada um dos servidores, cumprimentando-os pelo trabalho realizado.

Publicada em 6 de julho de 1978 no Diário Oficial da União, a Portaria nº 3.214 aprovou as primeiras Normas Regulamentadoras Relativas à Segurança e Medicina do Trabalho. Essas normas, que se tornaram conhecidas pela sigla NR, passaram a integrar o Capítulo V da Consolidação das Leis do Trabalho.

Por serem parte da Consolidação das Leis do Trabalho, as NR se tornaram obrigatórias para todas as empresas no Brasil. São ferramentas importantes para os trabalhadores poderem reivindicar melhores ambientes e condições de trabalho e prevenir acidentes e doenças profissionais.

Eram 28 as NR que forneceram inicialmente as regras e as diretrizes relacionadas à medicina e à segurança no trabalho, nas atividades industriais. Atualmente, são 33 as Normas Regulamentadoras publicadas. Poucas foram atualizadas para se adaptarem à evolução das atividades econômicas, como a NR-18, da construção civil. As NR mais recentes estabelecem diretrizes para o trabalho em estabelecimentos de saúde (NR-32) e em espaços confinados (NR-33).

Passados 30 anos de vigência da legislação, é importante reconhecer a sua importância e valorizar o papel do Ministério do Trabalho e Emprego e da FUNDACENTRO na sua necessária e periódica atualização, para acompanhar a evolução tecnológica e os desafios do mundo do trabalho, sobretudo para reduzir os infortúnios e as condições que ainda adoecem, mutilam e matam os trabalhadores brasileiros.

Mudando de assunto, Sr. Presidente, quero aproveitar este momento para registrar a recondução ao cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federaldo Sr. Leonardo Bandarra, que cumpriu a sua tarefa nos últimos dois anos com muito zelo e com muita independência. S.Exa. foi reconduzido ao cargo pelo Presidente da República e está tomando posse novamente hoje.  Era o que tinha a dizer.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01