*/ Senador de Bras?lia:Homenagem aos jornais Correio Braziliense e Estado de Minas
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :24/06/2008
Homenagem aos jornais Correio Braziliense e Estado de Minas
 

O SR. PRESIDENTE (Narcio Rodrigues) - Concedo a palavra ao ilustre Deputado Rodrigo Rollemberg, do PSB.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Deputado Narcio Rodrigues, Sr. Presidente dos Diários Associados, Dr. Édison Zenóbio; Sr. Diretor-Presidente do Correio Braziliense, Dr. Álvaro Teixeira da Costa; prezado Ministro Hélio Costa; prezados Parlamentares presentes; prezadas amigas e amigos do Correio Braziliense e do Estado de Minas, falar sobre o Estado de Minas e o Correio Braziliense é falar sobre os mais altos ideais libertários que movimentam a Nação brasileira.

Não é por acaso que, há 200 anos, o Correio Braziliense, ao ser fundado no exterior, em função do exílio de Hipólito José da Costa, tinha como princípios fundamentais lutar pela independência do Brasil, pela abolição da escravatura, pela interiorização do País e pela liberdade de imprensa.

Falar do Estado de Minas e do Correio Braziliense é falar de Minas, é falar de Brasília, é falar do Brasil. Esses dois jornais refletem, numa simbiose permanente, o sentimento das populações brasiliense, mineira e brasileira. E não poderia ser diferente, em função dos fortes vínculos que unem a história de Brasília, a história de Minas Gerais e a história desses jornais à democracia brasileira.

Tenho fortes vínculos familiares com o Estado de Minas Gerais. Cresci ouvindo meu pai falar das melhores tradições da política de Minas Gerais. Ele, que se formou na Faculdade de Direito de Minas Gerais, morou na mesma pensão de Francelino Pereira, que dividia o quarto com o grande jornalista Carlos Castello Branco e levou para Sergipe, escondido na meia, o Manifesto dos Mineiros, como o grande manifesto contra a ditadura do Estado Novo. Esse fato o levou a ingressar no Partido Republicano, no Estado de Sergipe, partido que sempre caminhou junto com Juscelino Kubitschek.

Falar do Correio Braziliense é falar do nosso cotidiano em Brasília. Já virou reflexo condicionado. Depois de uma merecida noite de descanso, de bons sonhos, levanto todos os dias com o barulho do elevador, que me vai permitir um primeiro contato com a realidade de hoje e do dia anterior, ao ler as páginas do Correio Braziliense.

O Correio Braziliense sempre esteve profundamente envolvido na vida do Distrito Federal, seja no combate à grilagem de terras públicas, à ocupação desordenada do solo, seja com o apoio incondicional à campanha civilizatória da paz no trânsito, que chegou a reunir mais de 25 mil pessoas no Eixão, numa grande manifestação cívica. Recentemente, tomou a defesa do mesmo Eixão como espaço público de lazer aos domingos, e não permitiu que esse espaço, conquistado pela população, dela lhe fosse tomado.

Sr. Presidente, assomo a esta tribuna, com muita alegria, para comemorar os 80 anos do Estado de Minas e os 200 anos do Correio Braziliense e dizer que aqueles ideais libertários presentes no Manifesto dos Mineiros continuam presentes nos jornalistas dos 2 jornais, na luta diária contra a corrupção, o autoritarismo e pela liberdade de imprensa.

Peço licença aos meus colegas para ler pequeno trecho do Manifesto dos Mineiros, que combatia a ditadura naquele momento:  (...)  A prosperidade nos negócios, o êxito nas atividades profissionais, a riqueza, o conforto, o gozo da tranqüilidade fácil todos os dias, mesmo que existissem, não esgotariam as nossas aspirações, nem resumiriam a nossa concepção do destino humano. (...)

Liberdade de imprensa moveu esses 2 Jornais, que tanta contribuição vêm dando ao País.

Muito obrigado. (Palmas.)

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01