*/ Senador de Bras?lia:Chuva provoca estragos no DF
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :12/04/2011
Chuva provoca estragos no DF
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB – DF) – Srª Presidenta desta sessão, Srªs e Srs. Senadores, Brasília foi surpreendida, no último domingo, por uma chuva fortíssima, com níveis muito acima das chuvas normais desse período na cidade, e com intensidade superior a todo o acúmulo do mês de abril até então. Foi uma chuva que provocou estragos enormes na cidade, não apenas no comércio da Asa Norte, mas especialmente na Universidade de Brasília, o que demonstra a necessidade de reformarmos, de reavaliarmos toda a infraestrutura de águas pluviais no Distrito Federal. 

Este problema não é de agora, já é de alguns anos. Algumas áreas da Asa Norte especialmente, e também outros locais do Distrito Federal são alagados quando há chuva forte. Neste momento especial, venho a esta tribuna, em meu nome, em nome da Bancada do Distrito Federal, para manifestar a nossa preocupação acerca das consequências desses alagamentos, especialmente na Universidade de Brasília.As cenas do alagamento na nossa querida UnB, uma Universidade referência em todo o Brasil, uma instituição absolutamente indispensável ao desenvolvimento do Distrito Federal, ao desenvolvimento do Brasil, são absolutamente chocantes. São absolutamente chocantes as águas acumuladas ao longo de várias quadras. As águas que não foram suportadas pelas galerias de águas pluviais no Distrito Federal provocaram uma enorme inundação, especialmente no ICC (Instituto Central de Ciências), o conhecido Minhocão.

Os prejuízos até este momento ainda não foram calculados, mas estão estimados em milhões de reais. São prejuízos no mobiliário, prejuízos em função da derrubada de paredes, de trabalhos desenvolvidos por pesquisadores, danificação de equipamentos de laboratórios, além de todo o estúdio da Rádio UnB e da TV UnB, que foram comprometidas por esse alagamento.

Na qualidade de coordenador da Bancada do Distrito Federal, nós já marcamos uma reunião da Bancada do Distrito Federal para amanhã, em que discutiremos quais são as providências emergenciais que a Bancada poderá tomar em apoio à UnB, para poder minorar esses prejuízos que são enormes.
A destruição dos equipamentos físicos nós conseguimos recuperar. Nossa preocupação é com o real dano provocado nas pesquisas, nos documentos, enfim, nas coleções dos pesquisadores que podem ter sido afetadas por esse alagamento na Universidade de Brasília.

Eu também quero solicitar ao Ministério da Educação uma atenção especial à Universidade de Brasília, garantindo os recursos necessários para minorar esses prejuízos. E quero cumprimentar o Ministério da Educação, que, por meio do Secretário de Educação Superior, professor Luiz Cláudio Costa, estará na UnB ainda hoje, em visita às suas instalações, compreendendo o alcance dos prejuízos, para que o Ministério de Educação possa contribuir para repará-los.
Este é o apelo. Assumo a Tribuna na tarde de hoje para fazer este apelo ao Ministério da Educação, ao Ministro Fernando Haddad, no sentido de seja muito sensível aos pleitos da Universidade de Brasília.

Nós sabemos as dificuldades por que passam as Universidades Federais em todo o Brasil, situação agravada pelos cortes orçamentários anunciados há poucos dias pela equipe econômica do Governo da Presidenta Dilma. A UnB é uma universidade em expansão, está construindo um campus na cidade de Ceilândia, já há um campus em funcionamento na cidade de Planaltina e um campus na cidade do Gama. Portanto, necessita recursos adicionais para poder dar conta, reparar os prejuízos desse alagamento.

Mas é importante que Brasília aproveite esse episódio para fazer uma reflexão sobre a ocupação das nossas bacias hidrográficas, dos nossos espaços urbanos. Esta cidade, que não convivia com esse tipo de problema até poucos anos atrás, hoje convive com os mesmos problemas das grandes cidades. Lamentavelmente, Brasília, de alguns anos para cá, passou a conviver de certa forma até rotineiramente com problemas antes ocorridos apenas em grande cidades, como engarrafamento freqüentes e entupimento das galerias de águas pluviais, provocando irreparáveis prejuízos ao patrimônio público.
Portanto, gostaria de registrar essa nossa preocupação. Já liguei hoje para o Reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo, me colocando à disposição, colocando a Bancada do Distrito Federal à disposição da Universidade de Brasília. Mas faço este apelo ao Ministro da Educação para que o Ministério seja muito sensível aos pleitos da Universidade de Brasília neste momento muito difícil.

As aulas foram interrompidas por dois dias, até por uma questão de segurança e para que os professores e funcionários, com o apoio... E quero registrar aqui a solidariedade do DCE da Universidade de Brasília, que, em uma assembleia, ontem, decidiu participar das ações de limpeza e de recuperação da Universidade de Brasília. Portanto, há uma união da comunidade acadêmica e também de toda a classe política do Distrito Federal em função do que representa a Universidade de Brasília para a nossa cidade e para o nosso País.

Portanto, registro essa nossa preocupação e reitero o apelo ao Ministério da Educação para que atenda às reivindicações da Universidade de Brasília.

Muito obrigado, Srª Presidenta.
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01