*/ Senador de Bras?lia:Os 10 anos de falecimento de Lucio Costa
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :16/06/2008
Os 10 anos de falecimento de Lucio Costa
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pela ordem. Sem revisão do orador) Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, no dia 13 de junho de 1998, há10 anos, o Brasil perdia um de seus filhos mais ilustres: nosso querido arquiteto e urbanista Lucio Costa. 

Como destacou à época o arquiteto Hugo Segawa, Brasília é um dos marcos simbólicos da transição para o Brasil moderno. E, no dizer do escritor francês André Malraux, à época da fundação da cidade, Brasília é a capital do futuro e da esperança.

Todos nós, que moramos em Brasília, nos orgulhamos profundamente desta obra que, sempre digo, é a maior prova da capacidade de realização do povo brasileiro e da criatividade de pessoas geniais, como foram Lucio Costa e Israel Pinheiro, e como é Oscar Niemeyer.

Portanto, apaixonado por esta cidade, eu não poderia deixar de registrar, neste momento, com pesar, os 10 anos de falecimento de Lucio Costa, lembrando, entretanto, com alegria, a importância desta grande figura para a história brasileira. 

(PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO GABINETE)

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso) Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, no dia 13 de junho de 1998 há dez anos, portanto o Brasil perdia um de seus filhos mais ilustres: o arquiteto e urbanista Lucio Costa.

Lucio Costa legou à sociedade brasileira um sem-número de notáveis criações arquitetônicas e urbanísticas, entre elas, o projeto de Brasília. Como destacou o arquiteto e estudioso Hugo Segawa, Brasília éum dos marcos simbólicos da transição para o Brasil Moderno. E, no dizer do escritor francês André Malraux, à época da fundação da cidade, é a capital do futuro e da esperança.

Brasília é fruto de décadas de maturação da nova arquitetura e urbanismo brasileiros, levada adiante pela geração que dominou o setor entre 1930 e 1960 e teve em Lucio Costa e Oscar Niemeyer seus talentos supremos. Essa geração elaborou seus projetos com vistas a uma sociedade livre e democrática, organizada sobre um espaço urbano aberto ao encontro e ao compartilhamento. O luxo e a ostentação vazia cederam lugar à austeridade do concreto armado e àfuncionalidade humanista, segundo a qual as vias, as edificações e os jardins propiciam a cooperação e o engradecimento humano.

Brasília é a síntese dessa visão arquitetônica e urbanística; na verdade, uma autêntica cosmovisão, pois profundamente integrada com as demais disciplinas do campo das Humanidades. Lucio Costa foi extraordinário porque concentrou em si a excelência do especialista e o horizonte amplo do homem público.

Entre os muitos momentos proeminentes de sua carreira, merecem destaque sua atuação como diretor da Escola Nacional de Belas Artes; o projeto, ao lado de Oscar Niemeyer, do pavilhão brasileiro da Feira Mundial de Nova York; o título de professor honoris causa da universidade de Harvard (EUA); a direção da equipe que projetou a recuperação da cidade italiana de Florença, afetada por uma inundação; o trabalho de 1987 Brasília Revisitada, em que reivindica o respeito às quatro escalas que organizaram a concepção da cidade: a monumental, a residencial, a gregária e a bucólica.

Lucio Costa não nasceu em território nacional, o que não o impediu de transformar-se num brasileiro excepcional. Fez parte da plêiade que reuniu Celso Furtado, Paulo Freire e Darcy Ribeiro, na luta por um Brasil moderno e justo. Nos dez anos de sua morte, rendo minhas homenagens àquele que foi um de nossos maiores civilizadores.

Muito obrigado.
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01