O SR. PRESIDENTE (Narcio Rodrigues) - Com a palavra o Deputado Rodrigo Rollemberg — embora estivesse no plenário, não o vi. Peço desculpas a S.Exa.
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, registro que está ocorrendo neste momento reunião do Conselho Universitário da Universidade de Brasília, e é grande nossa expectativa de que tenha fim a crise naquela universidade.
Neste momento, o Conselho Universitário apresenta ao Ministro da Educação três nomes para possível nomeação como reitor pro tempore da UnB, a quem caberá conduzir o processo de escolha do novo reitor.
O primeiro nome apontado pelo Conselho Universitário é o do Prof. Roberto Aguiar, que teve a indicação de 40 conselheiros.
O segundo nome éo da Profa. Lourdes Bandeira, que recebeu a indicação de 31 conselheiros. E o terceiro nome é o do Prof. Gileno Marcelino, que recebeu a indicação de 24 conselheiros. O Ministro da Educação — tive a oportunidade de dizer isso ontem desta tribuna — demonstrou altíssimo espírito público e muita consideração para com a Universidade de Brasília ao passar o final de semana na cidade com o objetivo de resolver a crise que se instalou na instituição, ouvindo professores, estudantes e funcionários.
Nossa expectativa é de que amanhã a crise esteja superada e os estudantes que ocuparam legitimamente a reitoria da Universidade de Brasília para pressionar pela modificação no comando da instituição possam desocupá-la, e tudo volte à normalidade.
Temos projetos importantes para a cidade e para o País, como a expansão da Universidade de Brasília para a Ceilândia e o Gama, a instalação do parque de Biotecnologia, a melhoria da infra-estrutura laboratorial, além de outros programas extremamente importantes na área de graduação, de pesquisa e de extensão desenvolvidos pela universidade, que seriam prejudicados se a reitoria continuasse ocupada e não conseguíssemos superar a crise.
Portanto, quero com alegria fazer esse registro, esperando que se resolva definitivamente a crise que se instalou na Universidade de Brasília.
Muito obrigado.