*/ Senador de Bras?lia:Saída pacífica para crise na UnB
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :14/04/2008
Saída pacífica para crise na UnB
 

O SR. PRESIDENTE (Eliene Lima) - Concedo a palavra ao nobre Deputado Rodrigo Rollemberg, para uma Comunicação de Liderança, pelo Bloco Parlamentar PSB/PDT/PCdoB/PMN/PRB. 

V.Exa. dispõe de 7 minutos.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, semana passada tive a oportunidade de assomar à tribuna para pedir as autoridades, especialmente do Ministro da Justiça e do reitor da Universidade de Brasília, que buscassem resolver a crise da Universidade de forma política e pacífica, sem nenhum tipo de violência. 

Quero aqui, quando o ex-Reitor Timothy Mulholland e o ex-Vice-Reitor Edgar Mamiya renunciaram aos mandatos, abrindo a possibilidade de um entendimento para acabar com a crise na Universidade de Brasília, em primeiro lugar, cumprimentar as autoridades que investiram numa solução política e pacífica. Eu dizia, naquele momento, que qualquer alternativa seria melhor do que o uso da violência para resolver a crise.

Em segundo lugar, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, cumprimento os estudantes da Universidade de Brasília, que mostraram, de forma clara, que não estão alheios ao processo político, pela forma de manifestação — como disse naquele dia e repito agora — legítima de protesto. 

Tive a oportunidade de ir lá por duas vezes, na segunda-feira passada, e fui testemunha da preservação do patrimônio da Universidade de Brasília. Ou seja, trata-se de uma manifestação pacífica. Creio que, neste momento, com a saída do reitor e do vice-reitor, já existem condições objetivas de desocupação da reitoria da Universidade de Brasília. 

Sr. Presidente, parabenizo também o Ministro da Educação, Fernando Haddad, pelo elevado espírito público. Tive oportunidade de contato e de acompanhar de perto as negociações ao longo do final de semana. Parabenizo o Ministro por ter ficado em Brasília neste final de semana para dedicar-se a resolver a crise da Universidade de Brasília.

O Ministro teve oportunidade de ouvir professores, estudantes, funcionários, buscando a construção de uma solução política negociada que pudesse trazer novamente a Universidade de Brasília à normalidade, para cumprir com as suas imensas tarefas em benefício da população do Distrito Federal e da população do entorno. 

Neste momento, está-se reunindo o Conselho Universitário da Universidade de Brasília, e o nosso desejo é que todo o corpo docente daquela universidade, todo o conjunto de estudantes coordenado pelo Diretório Central dos Estudantes, todos os servidores da Universidade de Brasília possam construir um nome de consenso, um nome que esteja acima das disputas partidárias, um nome que tenha todo um reconhecimento da comunidade acadêmica, para que possa conduzir esse processo de uma nova eleição, de uma nova escolha, de uma lista ou de uma sugestão, ou de um consenso em torno de um nome para ser o reitor pro tempore, que terá esta missão de dar continuidade às questões que a UnB já vem realizando, como a expansão dos campi da Ceilândia e do Gama, a implantação do ReUni, o Parque Tecnológico de Biotecnologia, enfim, a melhoria da infra-estrutura laboratorial daquela universidade, e que, ao mesmo tempo, esse reitor pro tempore reúna as condições de fazer com que a universidade seja ouvida amplamente para que possa construir, aí sim, uma solução definitiva em relação a quem deve dirigir a Universidade de Brasília nos próximos anos. 

Tivemos uma demonstração clara do que é democracia em nosso País, de como se resolve uma crise política, com pressão legítima dos estudantes, com pressão legítima da comunidade acadêmica, mas, ao mesmo tempo, exercitando a capacidade de diálogo e de conversar e se buscar uma saída política. Tenho convicção de que os professores, através da AdUnB e de todos os órgãos colegiados da Universidade de Brasília, os estudantes, através do DCE, e que os servidores da Universidade de Brasília, através do seu sindicato, ao longo do dia de hoje e talvez da noite de hoje, possam, até amanhã, apresentar ao Ministro da Educação Fernando Haddad um nome que consolide esse processo de entendimento e que possa fazer com que a Universidade de Brasília possa trilhar os caminhos da normalidade e executar a sua tarefa tão importante para a população do Distrito Federal e para a população brasileira.

Mas quero ressaltar o papel e o espírito público do Ministro Fernando Haddad, que ficou em Brasília para buscar essa composição política. Quero, igualmente, ressaltar a postura dos estudantes que fizeram a manifestação, ocuparam a Reitoria, mas preservaram o patrimônio da universidade, restringindo sua ação política a uma pressão para modificar os caminhos da Universidade de Brasília.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, quero também registrar minha confiança de que, nas próximas horas e no máximo amanhã, conseguiremos encontrar essa alternativa que consolide o desejo da comunidade universitária e que possa fazer com que a UnB vire essa página e implemente os enormes desafios que estão a lhe esperar.

O SR. PRESIDENTE (Eliene Lima) Parabéns, Deputado Rodrigo Rollemberg. Realmente a preocupação com a UnB, que é uma referência nacional, estende além de Brasília; acho que o Brasil inteiro tem essa preocupação. 
Parabéns pela sua intervenção.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01