*/ Senador de Bras?lia:Rollemberg lamenta morte de Uberdan Marcelino
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :24/03/2008
Rollemberg lamenta morte de Uberdan Marcelino
 

Solicito a V. Exa. que o meu pronunciamento seja dado como lido e sua divulgação nos meios de comunicação da Casa.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, um pequeno grupo de jovens em 1973, portanto há 28 anos, reuniu-se em torno do pároco Aleixo Susin para celebrar a Semana Santa em Planaltina. Com poucos atores e com a encenação em frente à igreja aqueles jovens deram início a uma das mais tradicionais manifestações populares da região.

Já no ano seguinte as manifestações foram transferidas para o Morro da Capelinha e aliou a vontade de encenar a Paixão de Cristo com o caráter da peregrinação. O público não passou de 100 pessoas. 
Este ano, como faço tradicionalmente há muitos, fui assistir à 27ª apresentação da Via Sacra no Morro da Capelinha. Acompanhei boa parte do trajeto e logo após fui prestigiar também a Via Sacra de Sobradinho.

Todos os anos faço questão de acompanhar as duas e também no domingo assisto à ressurreição do Cristo Negro, em Samambaia. Faço um registro muito positivo das três encenações. É Impressionante o envolvimento da população e a grandiosidade que os espetáculos assumem. Na sexta-feira santa, as pessoas da comunidade se transformam em atores, figurantes e apoio. Para nós, cristãos, é um momento ímpar para reafirmarmos a nossa fé. 

Em Planaltina, em especial nesse ano, o grupo Via Sacra sofreu uma perda importante. Na quinta-feira santa faleceu um dos organizadores do evento, o querido Uberdan Marcelino Cardoso de Oliveira. Uberdan participou de toda a preparação e organização da Via Sacra, mas não pôde acompanhar a concretização de mais um ano de missão cumprida. Quero mandar meu abraço ao coordenador-geral Preto Rezende e ao padre Paulo Renato que é o coordenador espiritual da encenação e dizer que a continuação desse belo e abnegado trabalho é muito importante, haja vista o público de 150 mil pessoas.

A Via Sacra de Sobradinho tem características diferentes. Ela é encenada em um campo de futebol e realizada pela Paróquia da Imaculada Conceição. Ressalto a coordenação de Eufrásio Pereira da Silva que, há 16 anos, com muita dedicação, juntamente com outros voluntários, presenteia a população de Sobradinho com um espetáculo de fé e respeito. São 700 figurantes e o público é em torno de 20 mil pessoas. 

No domingo de Páscoa, na cidade de Samambaia tradicionalmente se encena a ressurreição de Cristo, um Cristo negro. Com o objetivo de vencer as barreiras do preconceito, a Paixão do Cristo Negro, em Samambaia, completou nesse ano sua 12ª edição. É um espetáculo belíssimo, muito emocionante que valoriza a identidade brasileira, representa a luta contra qualquer tipo de preconceito, como o social, aos excluídos, às crianças abandonadas e idosos. 

O grupo de 230 atores que representa a paixão de Cristo em Samambaia é a Cia Teatral Frutos da Paixão. Gilson Cézzar é o ator que interpreta o Cristo Negro desde o primeiro espetáculo. Na organização há um grande número de voluntários, mas em nome de Gilberto Alves Silva e de Florilda Azor cumprimento todos os responsáveis pelo evento. 

Em uma demonstração de fé e religiosidade do povo do Distrito Federal faço o registro de que em 2008, houve a apresentação de 15 vias-sacras durante a Semana Santa. Além do Morro da Capelinha, em Planaltina, de Sobradinho e Samambaia, as encenações da paixão de Cristo aconteceram também em Brazlândia, Taguatinga, Sobradinho II, Paranoá, São Sebastião, Gama, Guará, Santa Maria, Riacho Fundo I, Núcleo Bandeirante e Recanto das Emas.

Muito obrigado.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01