*/ Senador de Bras?lia:Rollemberg lamenta morte de Uberdan Marcelino
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :24/03/2008
Rollemberg lamenta morte de Uberdan Marcelino
 

Solicito a V. Exa. que o meu pronunciamento seja dado como lido e sua divulgação nos meios de comunicação da Casa.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, um pequeno grupo de jovens em 1973, portanto há 28 anos, reuniu-se em torno do pároco Aleixo Susin para celebrar a Semana Santa em Planaltina. Com poucos atores e com a encenação em frente à igreja aqueles jovens deram início a uma das mais tradicionais manifestações populares da região.

Já no ano seguinte as manifestações foram transferidas para o Morro da Capelinha e aliou a vontade de encenar a Paixão de Cristo com o caráter da peregrinação. O público não passou de 100 pessoas. 
Este ano, como faço tradicionalmente há muitos, fui assistir à 27ª apresentação da Via Sacra no Morro da Capelinha. Acompanhei boa parte do trajeto e logo após fui prestigiar também a Via Sacra de Sobradinho.

Todos os anos faço questão de acompanhar as duas e também no domingo assisto à ressurreição do Cristo Negro, em Samambaia. Faço um registro muito positivo das três encenações. É Impressionante o envolvimento da população e a grandiosidade que os espetáculos assumem. Na sexta-feira santa, as pessoas da comunidade se transformam em atores, figurantes e apoio. Para nós, cristãos, é um momento ímpar para reafirmarmos a nossa fé. 

Em Planaltina, em especial nesse ano, o grupo Via Sacra sofreu uma perda importante. Na quinta-feira santa faleceu um dos organizadores do evento, o querido Uberdan Marcelino Cardoso de Oliveira. Uberdan participou de toda a preparação e organização da Via Sacra, mas não pôde acompanhar a concretização de mais um ano de missão cumprida. Quero mandar meu abraço ao coordenador-geral Preto Rezende e ao padre Paulo Renato que é o coordenador espiritual da encenação e dizer que a continuação desse belo e abnegado trabalho é muito importante, haja vista o público de 150 mil pessoas.

A Via Sacra de Sobradinho tem características diferentes. Ela é encenada em um campo de futebol e realizada pela Paróquia da Imaculada Conceição. Ressalto a coordenação de Eufrásio Pereira da Silva que, há 16 anos, com muita dedicação, juntamente com outros voluntários, presenteia a população de Sobradinho com um espetáculo de fé e respeito. São 700 figurantes e o público é em torno de 20 mil pessoas. 

No domingo de Páscoa, na cidade de Samambaia tradicionalmente se encena a ressurreição de Cristo, um Cristo negro. Com o objetivo de vencer as barreiras do preconceito, a Paixão do Cristo Negro, em Samambaia, completou nesse ano sua 12ª edição. É um espetáculo belíssimo, muito emocionante que valoriza a identidade brasileira, representa a luta contra qualquer tipo de preconceito, como o social, aos excluídos, às crianças abandonadas e idosos. 

O grupo de 230 atores que representa a paixão de Cristo em Samambaia é a Cia Teatral Frutos da Paixão. Gilson Cézzar é o ator que interpreta o Cristo Negro desde o primeiro espetáculo. Na organização há um grande número de voluntários, mas em nome de Gilberto Alves Silva e de Florilda Azor cumprimento todos os responsáveis pelo evento. 

Em uma demonstração de fé e religiosidade do povo do Distrito Federal faço o registro de que em 2008, houve a apresentação de 15 vias-sacras durante a Semana Santa. Além do Morro da Capelinha, em Planaltina, de Sobradinho e Samambaia, as encenações da paixão de Cristo aconteceram também em Brazlândia, Taguatinga, Sobradinho II, Paranoá, São Sebastião, Gama, Guará, Santa Maria, Riacho Fundo I, Núcleo Bandeirante e Recanto das Emas.

Muito obrigado.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos
Copa do Mundo
Rollemberg denuncia superfaturamento em obras do estádio de Brasília

Vídeo

 

footer_down_01