*/ Senador de Bras?lia:Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :13/03/2008
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
 
O SR. PRESIDENTE (Edio Lopes) - Tem a palavra o Deputado Rodrigo Rollemberg, pelo Bloco Parlamentar PSB/PDT/PCdoB/PMN/PRB.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Sr. Parlamentares, trago excelente notícia à população do Distrito Federal, fruto de mais uma parceria do Governo Federal. Refiro-me à assinatura, hoje, no Palácio do Planalto, de contrato, relativo ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais — REUNI, que destinará à Universidade de Brasília 91 milhões de reais para sua expansão em direção a outras cidades do Distrito Federal. Serão criadas mais 4.440 vagas, sendo que 3 mil serão destinadas ao campus da Universidade de Brasília no Plano Piloto e outras 1.440 vagas, aos campi de Planaltina, Gama e Ceilândia.

Essa é uma conquista histórica do Distrito Federal, pois é uma reivindicação antiga das populações de Planaltina, Ceilândia e Gama, que sempre quiseram ter próxima a suas comunidades uma universidade como a UnB, que tem excelente qualidade é e referência do ensino superior público do nosso País.

Já há um campus funcionando em Planaltina. Foi inaugurado recentemente, com recursos conseguidos pela bancada do Distrito Federal, por meio de emendas ao Orçamento. Hácursos de engenharia agroindustrial e gestão ambiental. No Gama, haverá um centro de tecnologia. Na Ceilândia, o grande foco da presença da Universidade de Brasília será a área de saúde.

Investir no conhecimento, proporcionar a democratização do acesso ao ensino superior a jovens de todas as cidades do País sempre foi um compromisso do PSB, agora concretizado pelo Ministério da Educação e pelo Presidente Lula.Portanto, quero congratular a direção da Universidade de Brasília, que teve a visão de realizar, na gestão do atual Reitor, Timothy Mulholland, o sonho da comunidade brasiliense de levar a Universidade de Brasília a essas cidades.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, anuncio também a presença da Universidade de Brasília, nos próximos meses, com atividades em centros de extensão, nas cidades de Brazlândia, Paranoá, Sobradinho, Guará, São Sebastião, Santa Maria, Recanto da Emas e Riacho Fundo. Isso é importante, porque um dos princípios previstos na Constituição é o de que temos de tratar de forma igual o ensino, a pesquisa e a extensão. Temos de reconhecer que, embora seja princípio constitucional, a extensão tem ficado, nos últimos anos, em plano secundário.

Temos um grande desafio no nosso País. Certamente, promoveremos uma grande transformação no Brasil no dia em que houver interação entre o conhecimento produzido na academia e o conhecimento produzido pela população, na luta pela sua sobrevivência. Isso produzirá novos conhecimentos capazes de revolucionar e melhorar a qualidade de vida de todos.

Portanto, este é um dia de muita satisfação, um dia de muita alegria para a população do Distrito Federal e para a de várias Unidades da Federação, que estão sendo, neste momento, contempladas com recursos do REUNI, o qual democratizará o acesso ao ensino público e gratuito de excelente qualidade, como o que oferece a Universidade de Brasília.

Muito obrigado.
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01