*/ Senador de Bras?lia:Aniversário do PT
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :03/03/2008
Aniversário do PT
 

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Arlindo Chinaglia, mais um personagem do PT que honra esta Casa ao conduzi-la de forma firme e democrática; Sr. Embaixador Samuel Guimarães; Sr. Presidente Ricardo Berzoini; Sr. Ministro Edson Santos; caro amigo Sérgio Mamberti; Sra. Deputada Fátima Bezerra; Nobre Líder do Governo, Henrique Fontana; ilustre Líder do PT, Maurício Rands; Srs. Parlamentares; Senhores dirigentes; Srs. Deputados Estaduais, e, de forma muito especial, prezada militância do PT, a qual faz do PT, de fato, um partido deferente.


Há 28 anos, nascia o Partido dos Trabalhadores, mas não a luta dos trabalhadores. Há muitos anos, os inconfidentes, os abolicionistas, os republicanos levantavam a bandeira da justiça social e de um País melhor. Luta que mais recentemente foi continuada por grandes brasileiros, alguns já citados aqui, e outros como: Luís Carlos Prestes, Gregório Bezerra, Francisco Julião, Leonel Brizola e Miguel Arraes. Sem dúvida alguma, o Partido dos Trabalhadores representou uma novidade na política brasileira e contribuiu para aprofundar a luta pelas conquistas sociais do nosso povo.


Estávamos naquele momento saindo de um processo ditatorial, e o movimento sindical protagonizava o enfrentamento ao regime militar. Foi dali que surgiram muitas lideranças políticas, populares. E foi desse enfrentamento que surgiu o Partido dos Trabalhadores. Essa jornada é curta, são apenas 28 anos no processo histórico, mas grandes conquistas já foram realizadas para o povo brasileiro. Se tivermos a oportunidade de avaliar os nossos 508 anos de história, depois do Descobrimento nossa história é anterior ao descobrimento dos povos indígenas que habitavam esta terra , sem dúvida haveremos de constatar, ao longo desses 28 anos, que foram feitas grandes conquistas, isso porque, pela primeira vez, tivemos um conjunto de forças políticas governando o País — protagonizadas pelo Partido dos Trabalhadores — que trouxeram grandes avanços sociais.


Em 1989, quando coordenava a Juventude Socialista Brasileira, neste plenário realizamos um congresso histórico do Partido Socialista Brasileiro o qual tenho a honra de representar neste momento , que definiu a criação da Frente Brasil Popular, lançando o Presidente Lula pela primeira vez candidato à Presidência da República, em uma aliança com o Partido Socialista Brasileiro e com o Partido Comunista do Brasil. 
Se avaliarmos o que aconteceu de lá para cá, veremos que os avanços foram gigantescos. Ao analisar os dados de 2003 e as projeções referentes a 2007, observaremos, de forma muito clara, o que significou o avanço das forças populares e democráticas no comando do País. 

Em 2003, o crescimento do PIB foi de 1,1%, e a projeção para 2007 foi de 5,2%. Com relação à inflação em 2003, o IPCA era de 9,3%, a inflação prevista para 2007 foi de 4,5%. Quanto às exportações brasileiras, representavam 73 bilhões de dólares, hoje representam 160 bilhões de dólares. A estimativa do saldo da balança comercial, que era de 25 bilhões de dólares, em 2007 foi para 40 bilhões de dólares. As reservas internas representavam 49 bilhões de dólares, hoje representam 180 bilhões de dólares. A dívida líquida do setor público representava 52,4% do PIB, hoje representam 42,8% do PIB.


Esses dados são insofismáveis, para demonstrar que o Brasil mudou. Temos todas as condições de aprofundar essas mudanças. Para isso, temos de estar unidos. Já dizia nosso querido e saudoso Líder Miguel Arraes que, quando o povo está unido, as lideranças políticas são obrigadas a se unir. É o momento da unidade nacional a fim de avançar — avançar pela Esquerda — no crescimento econômico, com distribuição de renda.
Cumprimento todos os companheiros do Partido dos Trabalhadores que tiveram, ao longo da história, importante papel nesse desempenho e nessa transformação do Brasil, que precisamos aprofundar.
Parabéns a todos. (Palmas.)

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01