*/ Senador de Bras?lia:Violência no carnaval de Brasília
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :07/02/2008
Violência no carnaval de Brasília
 

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG - Sr. Presidente, peço a palavra pela ordem.

O SR. PRESIDENTE (Daniel Almeida) - Tem V.Exa. a palavra.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, cumprimento V.Exa. e o Deputado Pedro Wilson.

Amanhã, no Grande Expediente, farei uma reflexão sobre o Rio São Francisco, sobre a necessidade de aprovarmos a proposta de emenda à Constituição do Senador Antônio Carlos Valadres que institui o Fundo para a Revitalização Hidroambiental e o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio São Francisco. Falarei também sobre a necessidade de aprovarmos proposta de emenda à Constituição que inclui o Cerrado no Patrimônio Nacional.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, não poderia deixar de fazer rápida referência a fatos lamentáveis ocorridos no Carnaval de Brasília. Antes, porém, cumprimento a Secretaria de Cultura do Distrito Federal, na figura do seu Secretário Silvestre Gorgulho e de toda sua equipe pelo apoio que deu ao Carnaval da Capital Federal, às escolas de samba e aos blocos de rua.

A população de Brasília e de todo o Brasil têm direito a participar do Carnaval. Mas o Batalhão de Operações Especiais conseguiu fazer com que Brasília ocupasse o noticiário nacional por uma cena extremamente lamentável que tem de ser condenada — vamos cobrar apuração e punição dos responsáveis. Mais de 2 mil pessoas — idosos, mulheres e crianças — brincavam de forma pacífica na Entrequadra Sul 203-304, quando um aparato de guerra da Polícia Militar agiu com violência jamais vista na história do Carnaval de Brasília.

Policiais deram cacetadas na multidão, atingiram crianças com balas de borracha, com gás de pimenta e gás lacrimogênio. Poderia ter ocorrido uma imensa tragédia, com mortes de crianças e mulheres. Não posso eximir-me e deixar de responsabilizar o Administrador de Brasília, que quis evitar a saída do Galinho de Brasília, bloco tradicional da cidade há 17 anos. Não tenho dúvida de que foi por sua solicitação que tivemos essa operação desastratada do BOPE, que envergonhou a Capital da República.

Um carnaval como de Recife ou Salvador, com milhões de pessoas pelas ruas, incomoda alguns moradores. Alguns moradores da 203 e 204 Sul se incomodam com uma festa popular, que ocorre em um local por tradição.
São 4 dias de festa a que a população tem direito. A população do Distrito Federal, trabalhadora, também tem direito de se divertir no Carnaval. Vamos acompanhar as investigações e cobrar a punição dos responsáveis.
Muito obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Daniel Almeida) - Deputado Rodrigo Rollemberg, solidarizamo-nos com o protesto de V.Exa. e com o tema da revitalização do São Francisco, que será abordado por V.Exa amanhã.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01