*/ Senador de Bras?lia:Homenagem ao centenário de Oscar Niemeyer
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :10/12/2007
Homenagem ao centenário de Oscar Niemeyer
 

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Como Líder. ) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, depois do debate acalorado travado aqui, em virtude do pronunciamento do deputado Rômulo Gouveia — e realmente é apaixonante a discussão sobre a transposição de águas do Rio São Francisco, obra importante para o País — , quero mais uma vez registrar que tudo que disse foi no intuito de defender a revitalização do Rio São Francisco. Por isso é importante a aprovação da PEC de autoria do Senador Antônio Carlos Valadares.

Assumo a tribuna na tarde de hoje para celebrar o transcurso do centenário de um dos brasileiros mais ilustres, que mais refletiram a cultura brasileira: o nosso querido Oscar Niemeyer.

Comemorar os 100 anos dessa personalidade é acontecimento de extrema importância do ponto de vista histórico e humano, porque nos referimos a uma figura que teve o privilégio de nascer como dom da criatividade, da genialidade e da sensibilidade, ao mesmo tempo em que exerceu na plenitude os princípios do humanismo e do socialismo.

Oscar Niemeyer dá contribuição à cultura brasileira não apenas no que se refere à Arquitetura. Seguramente está entre os três maiores arquitetos do mundo. Além disso, foi militante socialista e comunista e nunca abriu mão dessas suas convicções.

Nós, de Brasília, temos o privilégio de contemplar diariamente a genialidade desse arquiteto universal. Para a nossa alegria, no momento em que o arquiteto Oscar Niemeyer completa 100 anos de idade, Brasília completa 20 anos de reconhecimento pela UNESCO como patrimônio cultural da humanidade, a única cidade moderna reconhecida como patrimônio cultural no mesmo século em que foi criada. E agora, também para a nossa alegria, dos 35 monumentos tombados individualmente pelo IPHAN, do conjunto da obra de Oscar Niemeyer, 23 encontram-se no Distrito Federal.

É por isso que sempre disse que Brasília tem vocação, como nenhuma outra cidade brasileira, para desenvolver o turismo cívico, para fazer com que jovens de todo o Brasil saibam como funciona o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Poder Executivo, o Poder Judiciário. Ao mesmo tempo em que conhecem o funcionamento dessas instituições vitais para a democracia, têm oportunidade de visitar estes monumentos que abrigam os Poderes da República e outros,agora, individualmente, tombados como patrimônio pelo IPHAN: Congresso Nacional; Palácio do Planalto;Supremo Tribunal Federal; Praça dos Três Poderes; Catedral de Brasília; Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima; Memorial JK; Teatro Nacional de Brasília, obras que expressam por inteiro a genialidade do grande arquiteto Oscar Niemeyer.

Portanto, em nome do Bloco Parlamentar PSB/PDT/PCdoB/PMN/PHS/PRB, não poderia deixar, neste momento singular da história brasileira, de homenagear essa pessoa que, sem dúvida, é reconhecida mundialmente e que, em função da sua genialidade, junto com a ousadia de JK, da criatividade e da sensibilidade de Lúcio Costa, do espírito empreendedor de Israel Pinheiro e de tantos outros, da criatividade de Athos Bulcão, proporcionou esse espetáculo reconhecido mundialmente como patrimônio cultural da humanidade que é a cidade de Brasília.

Muito obrigado.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01