*/ Senador de Bras?lia:Homenagem ao centenário de Oscar Niemeyer
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :10/12/2007
Homenagem ao centenário de Oscar Niemeyer
 

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Como Líder. ) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, depois do debate acalorado travado aqui, em virtude do pronunciamento do deputado Rômulo Gouveia — e realmente é apaixonante a discussão sobre a transposição de águas do Rio São Francisco, obra importante para o País — , quero mais uma vez registrar que tudo que disse foi no intuito de defender a revitalização do Rio São Francisco. Por isso é importante a aprovação da PEC de autoria do Senador Antônio Carlos Valadares.

Assumo a tribuna na tarde de hoje para celebrar o transcurso do centenário de um dos brasileiros mais ilustres, que mais refletiram a cultura brasileira: o nosso querido Oscar Niemeyer.

Comemorar os 100 anos dessa personalidade é acontecimento de extrema importância do ponto de vista histórico e humano, porque nos referimos a uma figura que teve o privilégio de nascer como dom da criatividade, da genialidade e da sensibilidade, ao mesmo tempo em que exerceu na plenitude os princípios do humanismo e do socialismo.

Oscar Niemeyer dá contribuição à cultura brasileira não apenas no que se refere à Arquitetura. Seguramente está entre os três maiores arquitetos do mundo. Além disso, foi militante socialista e comunista e nunca abriu mão dessas suas convicções.

Nós, de Brasília, temos o privilégio de contemplar diariamente a genialidade desse arquiteto universal. Para a nossa alegria, no momento em que o arquiteto Oscar Niemeyer completa 100 anos de idade, Brasília completa 20 anos de reconhecimento pela UNESCO como patrimônio cultural da humanidade, a única cidade moderna reconhecida como patrimônio cultural no mesmo século em que foi criada. E agora, também para a nossa alegria, dos 35 monumentos tombados individualmente pelo IPHAN, do conjunto da obra de Oscar Niemeyer, 23 encontram-se no Distrito Federal.

É por isso que sempre disse que Brasília tem vocação, como nenhuma outra cidade brasileira, para desenvolver o turismo cívico, para fazer com que jovens de todo o Brasil saibam como funciona o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Poder Executivo, o Poder Judiciário. Ao mesmo tempo em que conhecem o funcionamento dessas instituições vitais para a democracia, têm oportunidade de visitar estes monumentos que abrigam os Poderes da República e outros,agora, individualmente, tombados como patrimônio pelo IPHAN: Congresso Nacional; Palácio do Planalto;Supremo Tribunal Federal; Praça dos Três Poderes; Catedral de Brasília; Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima; Memorial JK; Teatro Nacional de Brasília, obras que expressam por inteiro a genialidade do grande arquiteto Oscar Niemeyer.

Portanto, em nome do Bloco Parlamentar PSB/PDT/PCdoB/PMN/PHS/PRB, não poderia deixar, neste momento singular da história brasileira, de homenagear essa pessoa que, sem dúvida, é reconhecida mundialmente e que, em função da sua genialidade, junto com a ousadia de JK, da criatividade e da sensibilidade de Lúcio Costa, do espírito empreendedor de Israel Pinheiro e de tantos outros, da criatividade de Athos Bulcão, proporcionou esse espetáculo reconhecido mundialmente como patrimônio cultural da humanidade que é a cidade de Brasília.

Muito obrigado.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos
Copa do Mundo
Rollemberg denuncia superfaturamento em obras do estádio de Brasília

Vídeo

 

footer_down_01