*/ Senador de Bras?lia:Homenagem à Associação Brasileira de Imprensa
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :06/12/2007
Homenagem à Associação Brasileira de Imprensa
 

SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, Sr. Maurício Azêdo, Presidente da Associação Brasileira de Imprensa, prezado amigo jornalista Tarcísio Holanda, caros jornalistas presentes a esta sessão:

Quero em primeiro lugar cumprimentar o Deputado Miro Teixeira pela feliz iniciativa. Um momento como este promove a comunhão entre as aspirações da Nação e o Congresso Nacional, espaço maior de representação dos interesses do País.

Celebramos 100 anos de existência da Associação Brasileira de Imprensa. Que importante, num País de instituições fracas, termos um órgão como este, que há 100 anos atua em defesa da democracia! Qualquer país democrático tem como pressuposto básico uma imprensa livre e atuante, e a ABI resiste há 100 anos, manifestando-se não apenas nos períodos de democracia, mas também em tempos sombrios, como quando fomos vítimas do autoritarismo. Nesses momentos, a Associação Brasileira de Imprensa sempre defendeu a liberdade e a democracia. Aliás, uma de suas primeiras propostas foi a criação de uma biblioteca, e não de uma biblioteca destinada a jornalistas, mas de uma biblioteca que atendesse o conjunto da população, democratizando o acesso à informação e à cultura.

Poderíamos enumerar várias passagens históricas que contaram com a participação da ABI. Destaco a campanha O petróleo é nosso, levada a cabo num momento em que poucos acreditavam que este País poderia desenvolver tecnologia para explorar petróleo — hoje, não apenas somos auto-suficientes, como exportamos para todo o mundo tecnologia de extração de petróleo em águas profundas.

Que desempenho importante e bonito teve a Associação Brasileira de Imprensa no combate ao regime autoritário, numa época em que muitos se guardavam, por medo — medo legítimo — da dureza da ditadura. Foi na ABI que se realizou o protesto de indignação do País pela morte de Vladimir Herzog.

E o que dizer da campanha pela anistia e do simbolismo da luta pela ética neste País,quando o Dr. Barbosa Lima Sobrinho, acompanhado de outra instituição igualmente importante e respeitada, a Ordem dos Advogados do Brasil, representada por seu Presidente, à época Marcelo Lavenère, entregou ao Congresso o pedido de impeachment do Presidente da República?

Deputado Miro Teixeira, por tudo isso, congratulo-me com V.Exa. pela bela e justa iniciativa de fazer nesta Casa uma homenagem a todos os jornalistas brasileiros, que têm a imensa responsabilidade de levar, todos os dias, informação aos cidadãos deste País.

Parabéns, jornalista Maurício Azêdo. E leve o abraço de todos os militantes socialistas, de todos os socialistas deste País, representados no Partido Socialista Brasileiro, um abraço de reconhecimento pela atuação da instituição tão respeitada que o senhor preside. (Palmas.)

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01