*/ Senador de Bras?lia:O papel do Brasil na discussão do aquecimento global
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :04/12/2007
O papel do Brasil na discussão do aquecimento global
 

SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF.) Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, 190 países reúnem-se neste momento em Bali para enfrentar o maior desafio de todos os tempos: as mudanças climáticas provenientes do aquecimento global.

Cientistas e autoridades já concordam que se houver um esforço hercúleo de todas as nações, poderemos conter o aumento da temperatura em 2 graus centígrados até o ano de 2100, o que já provocaria catástrofes imprevisíveis. Há também um consenso entre os cientistas de que os maiores os impactos do aquecimento global ocorrerão nos países pobres e em desenvolvimento.

O que torna este tema mais complexo é que, se todos os países não assumirem suas responsabilidades, pouco adiantará o esforço isolado de alguns. Por exemplo, se o Brasil reduzir drasticamente sua taxa de desmatamento e, consequentemente, suas emissões e, ao mesmo tempo, os Estados Unidos, responsável por quase 30% das emissões do planeta, não fizerem o mesmo, pouco adiantará o nosso esforço.

O fato é que estamos diante de uma globalização perversa, em que os países em desenvolvimento já sentem as conseqüências do aquecimento provocado pelos países industrializados. Recentemente, representando o Congresso Nacional em Londres, juntamente com o deputado Jorge Tadeu Mudalen, num encontro com 34 países, pude testemunhar a posição de respeito que o Brasil possui no cenário internacional.

Afinal de contas, qual é o País com a proporção do Brasil,que possui 46% de sua matriz energética de origem renovável!

A diplomacia brasileira, Sr. Presidente, já deu uma grande contribuição ao País no Protocolo de Kyoto. E tenho a convicção de que existem pessoas preparadas em Bali para defender os interesses do Estado brasileiro, com os olhos voltados para o futuro do planeta.

Recentemente, o Estado de S.Paulo trouxe um caderno sobre a Amazônia, em que mostra os primeiros sinais do grande experimento da biosfera e atmosfera, o LBA, um projeto científico compartilhado por vários países. A reportagem mostrou que a área preservada da Amazônia já é capaz de seqüestrar mais carbono do que todo o emitido pelo País.

Isso fortalece a posição brasileira, no sentido de sermos remunerados pelo desmatamento evitado e, ao mesmo tempo, podermos fortalecer o mecanismo de desenvolvimento limpo, proposta brasileira aprovada no Protocolo de Kyoto.

Creio que também estamos num momento favorável a fazer constar na agenda internacional o fim das barreiras comerciais para os biocombustíveis brasileiros e, ao mesmo tempo, apoiarmos a proposta do Secretário-Geral da ONU, de que se crie um fundo internacional para financiar a adaptação dos países pobres e em desenvolvimento aos impactos das mudanças globais.

Mais do que nunca, está expresso, neste momento, em Bali, o isolamento da posição americana que, com arrogância e de costas para o Planeta, é o único país desenvolvido que ainda não assinou o Protocolo de Kyoto.

Sr. Presidente, cumprimento o Brasil por sua posição, desejando-lhe sucesso nessas negociações. Abre-se, neste momento, uma grande oportunidade para o País.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos
Copa do Mundo
Rollemberg denuncia superfaturamento em obras do estádio de Brasília

Vídeo

 

footer_down_01