*/ Senador de Bras?lia:Em defesa das pessoas com deficiência
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :23/11/2007
Em defesa das pessoas com deficiência
 

O SR. DEPUTADO RODRIGO ROLLEMBERG - Bom dia, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, representantes de instituições da sociedade civil aqui presentes.

Em primeiro lugar, Sr. Presidente, gostaria de cumprimentar V.Exa. e os autores do pedido de transformação de sessão da Casa nesta Comissão Geral, porque um momento como este engrandece o Poder Legislativo, promove a comunhão da população brasileira com o Congresso Nacional. É para isso que serve o Congresso Nacional. V.Exa., com sua sensibilidade, tem dado inúmeras demonstrações de compromisso com a vontade popular. Este é um ambiente ideal para promover esse debate, até porque grande parte das conquistas dos movimentos das pessoas com deficiência do nosso País ocorreu aqui no Congresso.

Posso fazer referência à Lei nº 8.213, que estabeleceu que as empresas com mais de 100 funcionários sejam obrigadas a contratar, de 2% a 5% do quadro, pessoas com deficiência. Isso abriu quase 1 milhão de vagas destinadas a pessoas com deficiência. No entanto, apenas 200 mil vagas foram preenchidas. Restam ainda 800 mil vagas a serem ocupadas por portadores de algum tipo de deficiência, o que demonstra a urgente necessidade de promovermos um grande mutirão a fim de qualificar essas pessoas. Muitas vezes as empresas não contratam por não haver pessoas adequadas para a função.

O decreto também evoluiu no sentido de garantir que até 20% das vagas dos concursos públicos sejam destinadas a pessoas com deficiência, embora a administração pública já utilize algo em torno de 5%.
O Decreto nº 5.296, de 2004, estabeleceu uma série de normas de acessibilidade que seriam prejudicadas com a entrada em vigor do Estatuto. Definiu prazos para que Estados e municípios se adaptem a essa determinação.

Há outro aspecto importante, além da qualificação: a fiscalização dessa legislação. Essa é uma legislação reconhecidamente avançada, mas necessita de fiscalização.

Cito o exemplo do Distrito Federal. Grande parte da frota de ônibus do Distrito Federal foi renovada neste ano, mas não foi respeitado esse decreto relativo à acessibilidade. Apenas 40 ônibus foram adaptados, e 10% significariam muito mais do que isso.

Considero que a idéia do estatuto, como está, traria prejuízo. Alguns avanços conquistados por diversas leis seriam prejudicados. Contudo, é importante que ocorra este debate. Para mim, a grande prioridade, hoje, são investimentos em qualificação profissional e a fiscalização, para se exigir que a lei existente possa ser cumprida. (Palmas.)

Para concluir, quero dar uma notícia extremamente alvissareira. O Relator do PPA, Deputado Vignatti, nos assegurou que emenda de nossa autoria será abrigada, a que prevê a implantação no Distrito Federal do Centro Nacional de Tecnologias Assistivas, o que é da maior importância.

Quando eu era Secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, tivemos oportunidade de lançar o primeiro edital para o desenvolvimento de tecnologias assistivas. Considero da maior importância a criação de um centro tecnológico que possa aprofundar a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e o conhecimento a fim de facilitar e melhorar a vida das pessoas portadoras de algum tipo de deficiência.

Um grande abraço a todos. Estamos juntos nessa luta. O meu gabinete está à disposição de todos vocês.
Muito obrigado. (Palmas.)

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos
Copa do Mundo
Rollemberg denuncia superfaturamento em obras do estádio de Brasília

Vídeo

 

footer_down_01