*/ Senador de Bras?lia:Defesa do Turismo Cívico e homenagem a Mercedes Bustamante
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :01/11/2007
Defesa do Turismo Cívico e homenagem a Mercedes Bustamante
 

SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Como Líder) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, em 1996, era então governador do Distrito Federal o atual senador Cristovam Buarque, e eu liderava a Secretaria de Turismo do Distrito Federal. Percebíamos naquele momento que o turismo cívico era uma das grandes alternativas para o Distrito Federal. Entendíamos que visitar o Senado, a Câmara, o Palácio do Planalto, o Itamaraty, o Supremo Tribunal Federal, além de ser um direito de todos os brasileiros, era uma oportunidade de fortalecer uma educação que consolidasse os postulados da democracia.

 

Visitamos, naquele momento, os Presidentes dessas instituições com o objetivo de sensibilizá-los a abrir as portas desses órgãos à visitação pública, inclusive nos finais de semana. A primeira instituição a ser visitada foi o Senado Federal, à época presidido pelo senador José Sarney que, imediatamente, compreendendo a importância daquela solicitação feita pelo Governo do Distrito Federal, determinou a abertura daquela Casa à visitação pública, inclusive nos fins de semana. E sua decisão influenciou os demais Poderes.

 

Em seguida, a Câmara dos Deputados abriu as suas portas, o Supremo Tribunal Federal, o Itamaraty. Apenas o Palácio do Planalto ainda resistiu por alguns anos, o que fez com que o trade turístico liderado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal organizasse um grande movimento nacional no sentido de que o Palácio do Planalto também abrisse as suas portas à visitação pública, o que foi acontecer alguns anos depois, com o apoio do Ministro-Chefe da Casa Civil à época, Aloysio Nunes Ferreira.


Descrevo tudo isso, Sr. Presidente, para relatar que estive ontem (31/10) com o presidente do Senado Federal, senador Tião Viana, a fim de esclarecer medida tomada por aquela Casa no sentido de restringir a entrada de turistas no Senado Federal. Apenas grupos de turistas previamente agendados serão recebidos naquela Casa.


Alertei o presidente do Senado Federal de que era uma medida que contrariava o interesse da população do Distrito Federal, sobretudo dos turistas que visitam o Congresso Nacional e querem conhecer o Senado Federal, instituição tão importante para o equilíbrio federativo e que marcou participações fundamentais na história do Brasil.


Confesso que saí mais tranqüilo, porque o presidente me disse que a decisão daquela Casa não tinha o menor objetivo de restringir a visita de turistas. Coloquei-me à disposição, e S.Exa. aceitou, aliás, convidou-me para, junto com o diretor-geral do Senado Federal, o diretor de Segurança e o de Relações Públicas, estudar a medida tomada pelo Senado Federal para adequá-la no sentido de não ocasionar prejuízo algum aos turistas que visitam o Distrito Federal.


Sugeri um seminário, o que foi aceito pelo Presidente, a ser promovido pelo Senado Federal, com todo o trading turístico da capital, ou seja, com representantes de todas as instituições que abriram suas portas, para avaliarmos o turismo cívico e entender que tipos de atitudes podem ser tomadas por essas instituições a fim de aperfeiçoar e promover as visitações, fornecer material didático, com conteúdo, a milhares de pessoas, sobretudo jovens, que têm interesse em conhecer a nossa Capital. Agora mesmo aquela Casa receberá um grupo de turistas que visita o Senado Federal.


O Senado Federal foi pioneiro ao abrir suas portas e ao criar uma exposição que até hoje está no corredor que liga o plenário às salas das Comissões, chamado de "Túnel do Tempo", com os momentos mais importantes dessa valorosa instituição.


De lá para cá, Sr. Presidente, nobre deputado Manato, mais de 1 milhão de pessoas visitaram o Congresso Nacional. Sem dúvida, essa atitude contribui para fortalecer a imagem da instituição perante a opinião pública. E que as pessoas possam compreender a enorme contribuição que o Congresso Nacional dá à vida do País, como ontem, aqui à noite, ao aprovar mais 24 bilhões de reais para serem investidos na área de saúde nos próximos anos.


Faço esse registro confiante de que a medida do Senado não atrapalhará a visitação turística, tão importante para a Capital.


Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, aproveito a oportunidade, muito rapidamente, para registrar o prêmio recebido por pesquisadora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília, a bióloga Mercedes Bustamante, na categoria Ciências, concedido pela revista Cláudia.


Recentemente a Comissão de Ciência e Tecnologia promoveu o lançamento da rede de pesquisas sobre o cerrado. Foi realizada uma brilhante exposição da pesquisadora - faz parte do laboratório de ecologia e honra a Universidade de Brasília - sobre o cerrado, os riscos que hoje incidem sobre o cerrado, a riqueza do cerrado, que ocupa 24% do território nacional e é responsável por 70% das águas dos Rios Tocantins, São Francisco e Paraná. Apesar de tudo isso, esse bioma corre perigo, devido a sua ocupação desordenada.


Parabenizo a Profa. Mercedes Bustamante, toda a sua equipe e todos os professores, sobretudo a instituição Universidade de Brasília, porque tenho certeza de que esse prêmio é de todos.


Muito obrigado, Sr. Presidente.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01