*/ Senador de Bras?lia:Semana de Ciência e Tecnologia e Programa Mais Cultura
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :04/10/2007
Semana de Ciência e Tecnologia e Programa Mais Cultura
 

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pela ordem.) Sr. Presidente, assumo a tribuna na tarde de hoje para fazer um registro de dois eventos extremamente importantes.

Hoje pela manhã, no Teatro Nacional de Brasília, vivemos um momento histórico, onde o Presidente Lula, acompanhado do Ministro da Cultura, Gilberto Gil, de diversos outros Ministros e de representantes do Banco do Brasil, da CEF, do BNDES, de várias instituições financeiras, de empresas estatais, lançou o Programa Mais Cultura.

Pela primeira vez na história deste País, percebemos uma maneira diferenciada de dar importância à cultura como forma de revelação de toda a criatividade humana, de melhoria da qualidade de vida, de inclusão social e de geração de renda.

Estão previstos R$ 4,7 bilhões para investimentos no País nos próximos quatro anos. O anúncio de um programa com essa dimensão emocionou todos que estavam presentes naquele momento, todos aqueles que têm suas vidas dedicadas à cultura e que percebem a importância dela. Nunca na história deste País se deu tal dimensão à cultura.

O Programa Mais Cultura tem três linhas de ação básica: Cultura e Cidadania, Cidade Cultural e Cultura e Renda. Na Cultura e Cidadania está prevista a implantação de 20 mil pontos de cultura em todo o País até 2010 como ferramentas de promoção de redes de difusão da cultura brasileira, numa integração com escolas, bibliotecas, museus, casas de patrimônio, grupos culturais e artísticos, universidades, escolas técnicas e núcleos de tecnologia.

Na segunda linha de ação, que é a Cidade Cultural, prevê-se a implantação e revitalização de centros culturais, espaços multiusos, teatros, cinemas, salas de leituras e outros locais públicos para programações e eventos.
Na Cultura e Renda, percebe-se a cultura também como forma de geração de renda, sobretudo para microempreendedores, artesãos, enfim, aqueles que vivem do fazer cultural.

Sr. Presidente, também registro a realização em Brasília ao longo desta semana de grande exposição de ciência e tecnologia, como parte das comemorações da IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 
Tive a honra de participar da concepção e implantação da I, da II e da III quando ainda era Secretário de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Mais de oito mil eventos estão sendo realizados em todo o País, com a participação de centenas de instituições, em centenas de municípios brasileiros. Em Brasília, convido todos a visitarem a Exposição de Ciência e Tecnologia, no Museu da República, onde diversas instituições brasileiras, EMBRAPA, INPE e CNPq mostram seus experimentos, suas pesquisas, o conhecimento científico e tecnológico brasileiro, aproximando a população dessa produção do conhecimento.

Milhares de crianças visitaram a exposição ao longo desta semana, tendo contato com esses experimentos, com essas experiências. Certamente, esse contato despertará a curiosidade nessas crianças e jovens, que poderão transformar-se em futuros cientistas deste País. Brasília tem a honra de abrigar, ao longo desta semana, esse evento científico de caráter nacional, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Tivemos também a honra de sediar hoje, no Teatro Nacional, o maior programa de cultura já lançado neste País. Meus cumprimentos ao Presidente da República, Presidente Lula, e ao Ministro da Cultura, Gilberto Gil, que foi aplaudido de pépor todos aqueles que sonhavam com essa importância que a cultura finalmente passou a ter em nosso País.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eudes Xavier) Parabéns por seu pronunciamento. É uma honra ter V.Exa. nesta Casa como Parlamentar do Partido Socialista Brasileiro.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01