O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pela ordem.) Sr. Presidente, assumo a tribuna na tarde de hoje para fazer um registro de dois eventos extremamente importantes.
Hoje pela manhã, no Teatro Nacional de Brasília, vivemos um momento histórico, onde o Presidente Lula, acompanhado do Ministro da Cultura, Gilberto Gil, de diversos outros Ministros e de representantes do Banco do Brasil, da CEF, do BNDES, de várias instituições financeiras, de empresas estatais, lançou o Programa Mais Cultura.
Pela primeira vez na história deste País, percebemos uma maneira diferenciada de dar importância à cultura como forma de revelação de toda a criatividade humana, de melhoria da qualidade de vida, de inclusão social e de geração de renda.
Estão previstos R$ 4,7 bilhões para investimentos no País nos próximos quatro anos. O anúncio de um programa com essa dimensão emocionou todos que estavam presentes naquele momento, todos aqueles que têm suas vidas dedicadas à cultura e que percebem a importância dela. Nunca na história deste País se deu tal dimensão à cultura.
O Programa Mais Cultura tem três linhas de ação básica: Cultura e Cidadania, Cidade Cultural e Cultura e Renda. Na Cultura e Cidadania está prevista a implantação de 20 mil pontos de cultura em todo o País até 2010 como ferramentas de promoção de redes de difusão da cultura brasileira, numa integração com escolas, bibliotecas, museus, casas de patrimônio, grupos culturais e artísticos, universidades, escolas técnicas e núcleos de tecnologia.
Na segunda linha de ação, que é a Cidade Cultural, prevê-se a implantação e revitalização de centros culturais, espaços multiusos, teatros, cinemas, salas de leituras e outros locais públicos para programações e eventos.
Na Cultura e Renda, percebe-se a cultura também como forma de geração de renda, sobretudo para microempreendedores, artesãos, enfim, aqueles que vivem do fazer cultural.
Sr. Presidente, também registro a realização em Brasília ao longo desta semana de grande exposição de ciência e tecnologia, como parte das comemorações da IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Tive a honra de participar da concepção e implantação da I, da II e da III quando ainda era Secretário de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Mais de oito mil eventos estão sendo realizados em todo o País, com a participação de centenas de instituições, em centenas de municípios brasileiros. Em Brasília, convido todos a visitarem a Exposição de Ciência e Tecnologia, no Museu da República, onde diversas instituições brasileiras, EMBRAPA, INPE e CNPq mostram seus experimentos, suas pesquisas, o conhecimento científico e tecnológico brasileiro, aproximando a população dessa produção do conhecimento.
Milhares de crianças visitaram a exposição ao longo desta semana, tendo contato com esses experimentos, com essas experiências. Certamente, esse contato despertará a curiosidade nessas crianças e jovens, que poderão transformar-se em futuros cientistas deste País. Brasília tem a honra de abrigar, ao longo desta semana, esse evento científico de caráter nacional, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Tivemos também a honra de sediar hoje, no Teatro Nacional, o maior programa de cultura já lançado neste País. Meus cumprimentos ao Presidente da República, Presidente Lula, e ao Ministro da Cultura, Gilberto Gil, que foi aplaudido de pépor todos aqueles que sonhavam com essa importância que a cultura finalmente passou a ter em nosso País.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Eudes Xavier) Parabéns por seu pronunciamento. É uma honra ter V.Exa. nesta Casa como Parlamentar do Partido Socialista Brasileiro.