*/ Senador de Bras?lia:Votos de condolências à família do ex-presidente Itamar Franco
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :04/07/2011
Votos de condolências à família do ex-presidente Itamar Franco
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB – DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Parlamentares, eu também quero manifestar a minha solidariedade e os meus votos de condolências à família do ex-Prefeito, ex-Governador, ex-Senador, ex-Presidente da República Itamar Franco.

Tive a oportunidade de acompanhar o Vice-Presidente da República, o Presidente do Senado e um conjunto de outros senadores, ontem, no velório do nosso companheiro, colega Itamar Franco, na cidade de Juiz de Fora, e constatar a consternação daquela população e ao mesmo tempo o orgulho de ter Itamar Franco como político da cidade de Juiz de Fora, do Estado de Minas Gerais e do povo brasileiro.

Tive a honra, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Parlamentares, de conhecer o então Senador Itamar Franco anos atrás quando eu era chefe de gabinete do Senador Jamil Haddad. O Senador Itamar Franco e o ex-Senador Jamil Haddad eram grandes amigos, estavam sempre juntos, buscando construir, por meio da atuação política como Senadores, um Brasil mais justo, mais solidário e generoso. E pude acompanhar de perto, naquela época, trabalhando na organização do Partido Socialista Brasileiro, quando, a partir da crise política que tivemos no Brasil, e o então Vice-Presidente da República Itamar Franco assumiu a Presidência da República.

Eu entendo que ali o Presidente Itamar demonstrou para todo o Brasil o que aqueles que já conviviam com ele de perto já conheciam: seu mais alto espírito público, a sua coragem, a sua dedicação ao Brasil.

A história – eu ouvi o Senador Pedro Simon discursar aqui mais cedo – ainda há de reconhecer o papel extraordinário, o papel fundamental que o então Presidente Itamar Franco teve para a transição democrática no nosso País. Concordo com o Senador Jarbas que, se não fosse Itamar Franco, nós não teríamos o governo de Fernando Henrique, nós não teríamos o governo do Presidente Lula, porque o então Presidente Itamar Franco foi fundamental para garantir a transição democrática no nosso País. E soube fazê-lo unindo as principais forças políticas do País naquele momento difícil para construir a transição e consolidar a democracia no nosso País.

Eu quero saudar a capacidade que o então Presidente Itamar teve ao montar sua equipe. Grandes brasileiros fizeram parte do Ministério do ex-Presidente Itamar Franco. Quero lembrar aqui as figuras de Fernando Henrique Cardoso, que posteriormente se tornou Presidente da República; de Ciro Gomes; de Jamil Haddad, Ministro da Saúde; Antônio Houaiss, Ministro da Cultura; de Luiza Erundina, que, por ter aceitado participar do governo do então Presidente Itamar, acabou sendo expulsa do PT, mas soube com muitos outros nomes construir e comandar essa transição.

O Brasil deve a Itamar por uma série de coisas, mas eu gostaria de ressaltar aqui três. Foi sob a liderança do Presidente Itamar que o Brasil conheceu a estabilidade monetária. Foi sob a presidência de Itamar que conseguimos controlar e combater efetivamente a inflação. Quero registrar que o Presidente Itamar sempre ficava muito irritado quando se falava do Plano Real e não se dava o crédito da lembrança, do registro de que o Plano Real foi feito sob a liderança do Presidente Itamar Franco.

É claro que o então Ministro da Fazenda e, depois, Presidente da República Fernando Henrique Cardoso teve grandes méritos como Ministro da Fazenda e, depois, deu continuidade ao Plano Real como Presidente da República, mas nós não podemos jamais esquecer o papel fundamental de liderança, de coragem do então Presidente Itamar Franco.

Também foi sob a liderança do Presidente Itamar Franco que nós tivemos a implantação dos genéricos no Brasil, uma luta de muitos anos de fortalecimento do Sistema Único de Saúde, de enfrentamento à indústria farmacêutica. Sou testemunha de todo o apoio que o Presidente Itamar Franco, naquela ocasião, deu ao então Ministro Jamil Haddad, Ministro da Saúde, para que fizesse esse enfrentamento com a indústria farmacêutica e iniciasse o processo de implantação dos genéricos no Brasil.

Também precisamos registrar, nos Anais desta Casa, que foi o Presidente Itamar Franco que iniciou o grande programa de combate à fome no nosso País, contando, para isso, com a ajuda do Betinho, nosso saudoso Herbert de Souza. O Presidente Itamar foi chamá-lo para colaborar com o Governo, numa grande campanha de combate à fome em nosso País.

Não podemos também deixar de registrar o perfil democrático e nacionalista do Presidente Itamar Franco, do político Itamar Franco, a sua visão nacionalista, pois foi ele que retomou o controle acionário da Cemig, foi ele que impediu que Furnas fosse privatizada no governo Fernando Henrique Cardoso. Sempre teve uma posição nacionalista muito clara e entendia a importância e o papel que essas empresas estatais deveriam cumprir no desenvolvimento do País.

Mas aqui também quero ressaltar a figura humana do ex-Presidente, nosso colega Senador Itamar Franco, a honra de poder ter convivido tão próximo, em poltronas tão próximas do ex-Presidente e Senador Itamar Franco, sempre muito solícito, sempre muito gentil, sempre muito educado, sempre participativo. Farão muita falta a este Plenário suas intervenções meticulosas, articuladas, fazendo uma oposição consciente, persistente, uma oposição que faz bem ao Brasil, porque é importante ressaltar que uma das condições elementares para o fortalecimento da democracia é uma oposição responsável, uma oposição consistente, uma oposição inteligente, uma oposição persistente, que faz oposição ao Governo, mas que busca sempre oferecer contribuições ao Brasil. 

Fará falta ver o Senador Itamar Franco levantar sempre com suas anotações na mesa, tratando das questões regimentais e buscando sempre valorizar o papel do Poder Legislativo.

O ex-Senador, ex-Presidente Itamar Franco era um homem simples, um homem correto, um homem honesto que jamais admitiu, jamais tergiversou em relação à corrupção. E deixa para nós um grande exemplo, um exemplo de homem público que honrou a carreira pública, que honrou o serviço público e todos os cargos por onde passou.

Quero registrar à família do Senador Itamar Franco que ele deixará saudades. Deixará saudades não apenas no plenário desta Casa, onde conviveu por muito tempo, onde fez muitos amigos, muitos admiradores, mas também junto ao povo brasileiro, que sempre reconheceu, na simplicidade, na eficiência e no compromisso do Senador, do ex-Presidente Itamar Franco, qualidades importantes para a construção de uma Nação mais justa, mais solidária e mais generosa.

Muito obrigado, Sr. Presidente.
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01