*/ Senador de Bras?lia:Atenção ao desenvolvimento regional no país
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :17/09/2007
Atenção ao desenvolvimento regional no país
 

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pela ordem.): Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, assumo a tribuna na tarde de hoje para fazer dois breves registros.

Sr. Presidente, toda a vez que tenho a oportunidade de visitar a Amazônia fico impressionado com a riqueza daquele bioma, com as imensas oportunidades que existem em nosso País e com a necessidade de se investir fortemente naquela região, para melhorar a qualidade de vida daquele povo.

Tive a oportunidade, nesse final de semana, de visitar a cidade de Santarém e conhecer um pouco da sua região, na companhia do vice-governador Odair Corrêa e de lideranças políticas locais. Visitamos a comunidade de Alter-do-Chão e de Alenquer. Percebemos o imenso potencial turístico e econômico de toda aquela região.
Tive a oportunidade de conhecer a festa típica daquela região, o Sairé, que, sem dúvida nenhuma, demonstra, como percebi em outras localidades da Amazônia, a grande força da cultura regional dos estados que compõem a Região Amazônica e, ao mesmo tempo, o imenso potencial turístico e econômico dessas atividades.

Ao chegar a Brasília percebi claramente diversas faixas que propugnavam pela votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 731, que cria o Estado de Tapajós, reivindicação daquela região do Estado do Pará. É uma luta que vem desde a Constituição de 1988, quando essa tese foi defendida nesta Casa pelo então constituinte Paulo Roberto Matos Filho, da cidade de Santarém.

É o momento desta Casa, acima das disputas políticas regionais, apreciar se é importante para o desenvolvimento do País, se é melhor para o desenvolvimento daquela região, a criação do Estado de Tapajós.
Também cumprimento o Sr. Presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arlindo Chinaglia, pela decisão de pôr em pauta, logo após a votação das medidas provisórias que trancam a pauta, a PEC nº115/95, de autoria do deputado Pedro Wilson, que eleva o cerrado e a caatinga à condição de patrimônio nacional, como já são a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Pantanal mato-grossense.

Além de o Cerrado, Sr. Presidente, ser um bioma que ocupa 21% do território nacional — que possui imensa biodiversidade — e grande parte das águas dos rios Tocantins, Paraná e Rio São Francisco ali brotarem, aquela região possui enorme potencial econômico.

É inadmissível que esse bioma não esteja inscrito na Constituição como patrimônio nacional. O Cerrado já é patrimônio nacional de fato, por todas essas características, e agora precisa ser inserido na Constituição Federal como patrimônio nacional de direito, obter status constitucional, assim como outros biomas brasileiros. 
Portanto, nós, Parlamentares do Distrito Federal, temos certeza de que o Congresso Nacional terá sensibilidade e conseguiremos aprovar a Proposta de Emenda à Constituição, que há 12 anos tramita nesta Casa.

Volto a repetir, o Cerrado é um bioma de interesse nacional, que promove a integração entre todos os outros biomas brasileiros e, portanto, precisa estar inscrito na Constituição Federal como patrimônio nacional.
Agradeço, Sr. Presidente, pela generosidade.

O SR. PRESIDENTE (Luiz Couto) - Deputado Rodrigo Rollemberg. V.Exa. tem toda a razão. É importante que aprovemos a PEC do Cerrado e da Caatinga, importantes biomas da preservação do meio ambiente do nosso País.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos
Copa do Mundo
Rollemberg denuncia superfaturamento em obras do estádio de Brasília

Vídeo

 

footer_down_01