*/ Senador de Bras?lia:Rollemberg lembra atuação política de Miguel Arraes
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :09/08/2007
Rollemberg lembra atuação política de Miguel Arraes
 

SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Como Líder.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, assumo à tribuna na tarde de hoje, com muita emoção e com muita saudade, em nome do Bloco Parlamentar Psb/pt/pcdob/pmn/phs/pan/prb, para lembrar os dois anos de falecimento do nosso querido Miguel Arraes. Miguel Arraes foi uma grande liderança nacional do partido, presidente do Partido Socialista Brasileiro, e uma referência política para todos nós que militamos na esquerda.

Temos aqui os nobres Deputados da Paraíba Manoel Junior e Marcondes Gadelha, Deputados socialistas que sabem da importância de Miguel Arraes na formação política de muitos que lutam em benefício da população brasileira.

O que sempre me chamou à atenção em Miguel Arraes é que mesmo já idoso estava sempre pensando no futuro, no País, buscando contribuir para a formulação de um projeto nacional, de unidade popular, que de fato garantisse melhores condições de vida para a população.

Tive o privilégio, no final de sua vida, de gozar da sua amizade. Quando assumi a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, fui me aconselhar com nosso presidente Miguel Arraes. Na ocasião, pediu-me para visitar algumas cidades que certamente os nobres Deputados representantes do Nordeste conhecem: Jardim de Piranhas, São Bento, Toritama. Essas cidades passaram a utilizar tecnologias simples e conseguiram empregar grande parte da população.

A cidade de Jardim de Piranhas, utilizando teares manuais, teares de lançadeiras comprados em Americana, em São Paulo, quando da crise do algodão, em que aquele parque algodoeiro foi à falência, passou a produzir panos de prato, panos de rede, empregando, com isso, toda a população.

A cidade de São Bento também passou a produzir redes com a participação da população local e gerou um grande nímero de empregos. A cidade de Toritama hoje importa empregos, pois produz 15% do Jeans brasileiro.

Depois de conhecer essas cidades, junto com alguns assessores do Ministério da Ciência e Tecnologia, voltei a conversar com o presidente Miguel Arraes. Na ocasião me disse, me sugeriu, me provocou a desenvolver um grande projeto de inclusão social tendo como base as costureiras, as bordadeiras, as mulheres, porque dizia que, a exemplo da China que desenvolvia tecnologias sofisticadas, deveríamos desenvolver tecnologias sociais que aproveitassem o trabalho humano, e que deveríamos iniciar a partir de coisas da cultura do povo, coisas que fizessem parte da vida do povo.

A costura e o artesanato já faziam parte da necessidade dessas populações e com um pouco de design, qualificação profissional e organização desses grupos poderíamos criar alternativas de geração de renda para essas populações. Assim busquei fazer. Aqui no Distrito Federal organizamos mais de 50 núcleos de produção de costura, bordado e artesanato para gerar renda para essas famílias.

Dizia ele que era importante desenvolver esses trabalhos na periferia, no entorno do Distrito Federal, para servir como modelo que pudesse ser replicado e desenvolvido em outras regiões do País. Lembrava ainda a importância de se desenvolver esse projeto a partir das mulheres porque, segundo ele, toda vez que investíamos nas mulheres a capacidade de distribuição de renda seria muito mais efetiva e muito maior, porque, ao contrário do homem, que, na maioria das vezes, usa os recursos em seu benefício, quando investimos nas mulheres elas investem na casa, na família, nos filhos, melhorando a vida de toda a comunidade.

Registro, com muito carinho, este momento em que o PSB lembra, com muita saudade, os dois anos de falecimento dessa grande liderança nacional, Miguel Arraes.

Lembro-me, quando do seu sepultamento, que fiquei impressionado com a comoção do povo mais simples de Pernambuco, que, em multidão absolutamente comovida, foi ali prestar a última homenagem àquele grande líder. Lembro-me que as pessoas passavam e depositavam seus objetos pessoais como se quisessem deixar uma lembrança. Lembro-me de um grupo de mulheres que entrou naquele velório cantando uma cantiga como se fosse um mantra O povo chora aquele que fez mais. Arraes, Arraes, Arraes! No céu só vai dar Arraes.
Senti naquele momento que aquele era um sentimento não apenas daquelas mulheres, mas da população mais pobre e sofrida que teve em Miguel Arraes um grande defensor, um grande batalhador que sempre foi fiel a esses compromissos.

Por isso, digo aos nobres companheiros: Miguel Arraes continua vivo na esperança do povo, continua vivo no compromisso daqueles que querem transformar este País e construir um Brasil mais justo, mais solidário e soberano.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01