O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB – DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, o Senador Sérgio Souza, há pouco – V. Exª ainda não tinha chegado para presidir a sessão –, colocou que a Proposta de Emenda à Constituição que institui o voto aberto foi aprovada hoje na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania com todo o apoio do eminente Presidente, Senador Vital do Rêgo, como, aliás, tem sido a prática daquele Senador. Eu consulto a V. Exª se há entendimento entre os Líderes para apreciarmos esta matéria, da maior importância, ainda hoje.
Entendo que nós estamos votando um conjunto de matérias de interesse e fruto de reivindicações da população brasileira. Mas, talvez esta seja a proposta que mais se aproxime do sentimento das ruas: acabar com o voto secreto e permitir que todos os eleitores do País possam conhecer plenamente como votam os seus representantes nesta Casa.
Eu ontem disse desta tribuna, Sr. Presidente, que era absolutamente desnecessário – até chamou a atenção e pareceu estranho – que, na proposta vinda da Presidência da República, esse fosse um dos temas sugeridos para o plebiscito. Eu tive a oportunidade de dizer e repito agora: se há um tema que não precisa consultar a população, porque todos aqui sabem qual é a opinião da população, é o fim do voto secreto.
A população, na sua esmagadora maioria, quer acabar com o voto secreto e quer saber, com plenitude, com transparência e de forma cristalina como votam os seus representantes no Congresso Nacional.
Portanto, em nome da Liderança do PSB, mais uma vez, faço apelo a V. Exª, para que possamos apreciar, ainda hoje, a PEC que acaba com o voto secreto e institui o voto aberto no Parlamento.