*/ Senador de Bras?lia:Agrobrasília: uma moderna feira tecnológica e de negócios
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :20/05/2013
Agrobrasília: uma moderna feira tecnológica e de negócios
 
Prezados Senadores e Senadoras, eu subo à tribuna nesta tarde de hoje para registrar a realização da sexta edição da Agrobrasília, uma grande feira tecnológica e de negócios que movimentou mais de R$500 milhões, mostrando a pujança da agricultura do Distrito Federal e de toda a região.

Muita gente que mora em Brasília e pessoas de fora do Distrito Federal não conhecem essa face de Brasília. Mas Brasília, o Distrito Federal tem uma das áreas mais produtivas do ponto de vista da agricultura, com uma tecnologia avançadíssima, o uso de tecnologias moderníssimas, com uma agricultura de alta precisão. 
 
Essa feira, que se transformou numa grande feira de negócios, com a participação, inclusive, de adidos militares, se transformará, a partir do ano que vem, numa feira internacional. E eu digo que essa feira demonstra a capacidade empreendedora, a capacidade realizadora do setor produtivo do Distrito Federal, do setor rural do Distrito Federal, especialmente a Coopa/DF, Cooperativa de Produtores do PADF, responsável pela organização dessa feira. 
 
Foram 385 empresas e instituições que participaram do evento, que recebeu 79 mil visitantes durante os cinco dias. Realmente, um sucesso total, com a participação, como eu disse, de adidos militares de vários países interessados em manter cooperação com o Brasil na área agrícola, especialmente de representantes da França, da Holanda, uma delegação enorme, muito grande, da Colômbia, onde tivemos uma rodada de negócios especificamente com os representantes da Colômbia, muito interessados no que vem sendo desenvolvido no Brasil na área de agricultura.
 
Estavam representados por adidos e conselheiros agrícolas a Suíça, a Espanha, a França, a Holanda, a Alemanha e a Finlândia, que participaram dessa feira, onde tivemos também a realização do Seminário Internacional sobre Tecnologias Tropicais para promover o intercambio entre o Brasil e a Colômbia. Os dois países trocaram experiências exitosas e dificuldades superadas no setor agrícola com o objetivo de desenvolver a região colombiana de Orinoquia, que é semelhante ao Cerrado brasileiro e obter acordo de cooperação para futuras pesquisas.
 
Quero registrar, também, a presença marcante do Sebrae nessa feira, mostrando o que vem realizando nas cadeias produtivas do Distrito Federal: produção orgânica, produção agroecológica sustentável, suinocultura, piscicultura, agroindústria e diversas experiências interessantes.
 
Quero, também, registrar que, ao lado do que há de mais moderno em tecnologia agrícola no mundo, com colheitadeiras imensas, plantadeiras imensas, um negócio realmente impressionante, nós temos a vitrine da agricultura familiar mostrando como vem evoluindo, como vem avançando a agricultura familiar no nosso País e o papel da Emater do Distrito Federal.
 
Nesse sentido, quero cumprimentar o técnico da Emater, o agrônomo da Emater, um dos grandes responsáveis pela concepção dessa feira, Carlos Vitor. Ele e a direção da Coopa/DF – não posso deixar de registrar o nome de Ronaldo Triacca, um empreendedor, que está à frente dessa feira – fizeram da vitrine da agricultura familiar uma coisa absolutamente impressionante, mostrando que tecnologias adequadas, que tecnologias sociais podem transformar os índices de produtividade da agricultura familiar brasileira.
 
Tenho a impressão de que vamos acabar transformando a área da AgroBrasília em um parque de exposições permanentes, mostrando as diversas tecnologias utilizadas no Brasil, tanto na produção quanto nas tecnologias para agricultura de alta precisão, com muita tecnologia embarcada. Além disso, a feira poderá ser um exemplo de como utilizar a agricultura familiar para melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais de toda a Região Centro-Oeste.
 
Agradeço a oportunidade de fazer esse registro.
 
Muito obrigado, Sr. Presidente.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01