*/ Senador de Bras?lia:Compromisso com a renovação do Senado
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :01/02/2013
Compromisso com a renovação do Senado
 
O SR. PRESIDENTE (José Sarney. Bloco/PMDB – AP) – Com a palavra o Senador Rodrigo Rollemberg.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB – DF) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em primeiro lugar, quero cumprimentar V. Exª, Senador Presidente Sarney, e aproveitar para dar as boas-vindas a todos os Senadores e a todos os servidores que recomeçam hoje um ano novo legislativo. Este é um momento decisivo, importante, histórico para o Senado Federal brasileiro, momento em que o Senado se reúne para eleger um novo Presidente, num momento de enormes desafios para a Nação brasileira.
 
Nós precisamos reconhecer o quanto o Brasil avançou nos últimos 30 anos. Muitas vezes, não nos damos conta de que, há pouco mais de 30 anos, vivíamos numa ditadura e hoje experimentamos o mais longo processo democrático da história brasileira. Muitos dos que estão aqui sofreram e lutaram para conquistar a democracia no nosso País. Com a ajuda do Congresso Nacional e do Senado Federal, aprovamos leis importantes para aperfeiçoar o sistema legal brasileiro: a Lei da Transparência, a Lei do Acesso à Informação, a Lei de Combate à Lavagem de Dinheiro, e o Senado soube estar em sintonia com a opinião pública ao aprovar a Lei da Ficha Limpa. Temos de reconhecer os ganhos econômicos e sociais, resultado da ação de vários governos que colocaram o Brasil num patamar diferente, fazendo com que grande parte dos brasileiros tenha saído da condição de pobreza, da condição de miséria, para viver uma vida melhor. Temos um País respeitado no cenário internacional, e, por isso mesmo, as nossas responsabilidades são muito maiores.
 
Nesses 30 anos da consolidação da democracia no Brasil, passamos a ter um País mais complexo, um País que não se satisfaz apenas com os avanços na área econômica e na área social. O Brasil quer mudanças de posturas, e nós temos uma responsabilidade imensa de fortalecer a democracia. Para fortalecer a democracia, necessitamos fundamentalmente ter um Congresso Nacional independente, um Congresso Nacional respeitado, um Congresso Nacional em sintonia com a opinião pública.
 
Permanecer indiferente ao clamor da sociedade brasileira em nada ajudará esta Casa a recuperar a sua credibilidade.
 
A renovação das práticas políticas é parte essencial da agenda do desenvolvimento. Por toda parte, lado a lado com as conquistas socioeconômicas, o povo passou a exigir mais transparência e padrões éticos mais rigorosos no trato da coisa pública.
 
O Brasil segue o mesmo caminho. Prova incontestável disso foi a vitória do movimento pela aprovação e implementação da Lei da Ficha Limpa, que inaugurou um momento qualitativamente novo na vida política brasileira.
 
Não se trata de modismo, de nuvem passageira. O povo brasileiro não vai descansar até que veja satisfeitas as suas exigências de modernização de nossas instituições. Nada vai fazê-lo desistir dessa luta. A ética na política veio para ficar.
 
O Senado precisa de um ambiente de tranquilidade para apreciar e aprovar a agenda de interesse do País, a agenda que vai contribuir para a continuidade do desenvolvimento, com redução das desigualdades sociais e com conquista de melhor qualidade de vida para o nosso povo.
 
É por isso que nós, do Partido Socialista Brasileiro, tiramos uma posição unânime. Vamos votar no Senador Pedro Taques, porque entendemos que, neste momento, é quem representa essas aspirações legítimas da população brasileira.
 
Muito obrigado.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01