*/ Senador de Bras?lia:Tudo, em Brasília, respira Niemeyer, lembra Niemeyer
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :06/12/2012
Tudo, em Brasília, respira Niemeyer, lembra Niemeyer
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB – DF. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Senadores, permitam-me iniciar este meu pronunciamento com uma salva de palmas (Palmas.), uma salva de palmas para esse grande brasileiro, esse genial brasileiro, esse ser humano que expressa como ninguém o talento, a genialidade, a inventividade, a capacidade de criação e a generosidade do povo brasileiro.

Eu tinha preparado um pronunciamento para ler, hoje, em homenagem a Oscar Niemeyer. Preparei também e estou recolhendo assinaturas para que possamos fazer, na data seguinte, dois dias após o seu aniversário, no dia 17 de dezembro, quando completaria 105 anos, no dia 15, uma sessão de homenagem a esse grande brasileiro, mas subo, hoje, a esta tribuna, para concordar com o requerimento encaminhado pelo Presidente Sarney, para que possamos suspender esta sessão, em homenagem a esse grande brasileiro, e acompanhar o seu velório, que está sendo realizado no Palácio do Planalto.
 
Oscar Niemeyer, como Lucio Costa e como JK, está na alma do brasiliense. Tudo, em Brasília, respira Niemeyer, lembra Niemeyer. Mais do que nunca, nós temos que nos mirar no exemplo desse grande brasileiro, no exemplo que deu na construção de uma nova estética na arquitetura mundial, que tinha as curvas das montanhas brasileiras, da mulher brasileira, dos rios brasileiros, como grande inspiração para os seus trabalhos. E, aqui, cito a sua famosa frase, em que ele diz:
 
"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu País, no curso sinuoso dos sentidos, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas, é feito todo o universo". [Dizia o mestre.]

Pois é esse mestre da arquitetura, reverenciado em todo o mundo, que se vai mostrando também o seu imenso apreço à vida. Viveu 104 anos, quase 105 anos, produzindo, sempre, de forma extremamente criativa, sempre inventando, mas sempre muito comprometido com o seu País e com o seu povo. 
 
Mas o que impressionava, também, em Oscar Niemeyer, embora fosse um homem genial, era uma pessoa muito simples, uma pessoa muito acessível. Eu mesmo tive o privilégio de o encontrar algumas vezes e conversar com Oscar Niemeyer, e sempre me impressionei muito com a sua simplicidade, com a sua coerência, com a sua coerência de homem público, que se manteve leal às suas convicções socialistas, até o último dia da sua vida. 
 
Oscar Niemeyer, também, como disse V. Exª, Senador Inácio, era um homem apaixonado pelos homens, era um homem apaixonado pelo Brasil, e que sempre colocava que a arquitetura não era o mais importante. O que era mais importante é a vida que ele viveu de forma tão produtiva e tão exemplar. Portanto, é com muita emoção que nós, brasilienses, nos somamos a todos os brasileiros que estão tristes pela partida de Oscar Niemeyer, mas que sempre se lembrarão dele com imenso carinho, com profundo respeito e imensa admiração.
 
Muito obrigado, Sr. Presidente.
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01