*/ Senador de Bras?lia:A vitória do PSB nas eleições de 2012
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :08/10/2012
A vitória do PSB nas eleições de 2012
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB – DF. Pronuncia o seguinte discurso. Com revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, assomo à tribuna, na tarde de hoje, para fazer breves comentários sobre o processo eleitoral do primeiro turno, que se encerrou no dia de ontem. 

Em primeiro lugar, quero cumprimentar o Tribunal Superior Eleitoral, na figura da Presidenta, Ministra Carmem Lúcia, pela condução do processo eleitoral. E nós, brasileiros, temos muito do que nos orgulhar, de toda a tecnologia que desenvolvemos, através das urnas eletrônicas, o que faz com que, certamente, o Brasil seja um dos países do mundo, se não o país do mundo que tem o processo de apuração do resultado das eleições mais rápido.

Foi absolutamente impressionante, ontem, acompanhar o resultado das eleições em todo o Brasil, em todos os Municípios brasileiros e muito rapidamente saber o resultado das eleições não apenas para prefeitos, como também para vereadores.

Creio que o processo eleitoral demonstrou claramente que a disputa se restringiu – ou, pelo menos, predominou –, em todo o País, à discussão da temática local, da temática municipal, fazendo com que aquelas prefeituras bem avaliadas tivessem seus prefeitos, candidatos, reconduzidos e também fortalecendo algumas lideranças no plano local.

De parte do Partido Socialista Brasileiro, quero agradecer aos milhões de eleitores de todo o Brasil que deram uma vitória extremamente significativa para o Partido Socialista Brasileiro, Senador Paulo Paim.

Quero cumprimentar, neste momento, o Presidente do PSB, nosso Governador Eduardo Campos, cumprimentar todos os nossos governadores, todos os nossos prefeitos, todos os nossos parlamentares, todos os nossos militantes, que construíram essa vitória não neste processo eleitoral, mas que vêm construindo essa vitória em um processo político coerente, transparente, em que o PSB vem demonstrando muita eficiência na gestão pública, muita competência na gestão pública, muita transparência na gestão pública. 

Hoje, os resultados iniciais das eleições, divulgados pelos jornais, divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, mostram o PSB como o partido de maior crescimento eleitoral em todo o País. Saímos de algo em torno de 310 prefeituras eleitas, em 2008, para 433 prefeituras, prefeitos eleitos, em 2012, sendo que disputaremos, ainda, o segundo turno em várias cidades brasileiras e algumas capitais importantes, como Fortaleza, Cuiabá e Porto Velho, mas também em algumas cidades com mais de 200 mil eleitores, cidades-polo em seus Estados, como, por exemplo, Campinas, em São Paulo, e Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro.

Mas se o PSB ampliou em mais de cem prefeitos o número de prefeitos eleitos nesta eleição, nós praticamente dobramos o número de eleitores que confiaram no PSB e entregaram o destino de suas cidades, para os próximos quatro anos, a quadros do Partido Socialista Brasileiro.

Mas é importante registrar o trabalho de crescimento coerente e sistemático. O PSB vem tendo uma curva ascendente, eleição após eleição, muito em função da sua coerência política. Partido que trabalhou na construção do governo do Presidente Lula, já lá atrás, em 1994, na construção da Frente Brasil Popular, que lançou, pela primeira vez, o Presidente Lula como candidato. Mas também dando sustentação, uma sustentação política, coerente, ao Presidente Lula, nos últimos oito anos, e agora, há cerca de dois anos, à Presidenta Dilma. Um partido que, quando diverge, diverge com lealdade, diverge com responsabilidade, mas que tem consciência da sua responsabilidade com o País e que sempre colocou os interesses do País, os interesses do povo brasileiro, acima de qualquer interesse individual ou mesmo acima de qualquer interesse partidário.

O PSB é um partido que constrói alianças, e constrói alianças em torno de objetivos muito bem definidos: a retomada do desenvolvimento, do desenvolvimento sustentável, com responsabilidade com o País, com responsabilidade com nosso povo, a partir da compreensão de que a política só tem sentido se for utilizada como instrumento para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo.

Em Pernambuco, tivemos as vitórias mais expressivas. Elegemos um prefeito no primeiro turno, o que demonstrou, de forma insofismável, o acerto da decisão política do Governador Eduardo Campos, maior liderança política daquele Estado e, por que não dizer, do Nordeste Brasileiro, hoje uma das grandes lideranças políticas. Porque, naquele momento, o PT, que ocupava a Prefeitura, não teve a capacidade de produzir a unidade interna que o permitiria ampliar a busca da unidade das forças políticas progressistas da cidade de Recife. 

O resultado das eleições mostrou o acerto do Governador Eduardo Campos ao eleger, ainda no primeiro turno, um gestor competente, um gestor testado na administração estadual e que esteve à frente de grandes programas implementados por seu governo. Mas a vitória é mais expressiva. Mais de 80%, talvez 90%, dos prefeitos eleitos no Estado de Pernambuco foram apoiados pelo Governador Eduardo Campos, Governador que vem demonstrando uma capacidade de unificar forças políticas tão grandes, inclusive forças políticas que até pouco tempo atrás eram adversárias em função das conjunções políticas, mas conseguiu uni-las, unificá-las em torno de um objetivo comum, que é o desenvolvimento do Estado de Pernambuco e o desenvolvimento do Brasil. O mesmo aconteceu em muitos Municípios daquele Estado, em que todas as forças políticas apoiavam o Governador Eduardo Campos e também recebiam seu apoio.

Conseguimos também outra brilhante vitória: a vitória da boa gestão, a vitória da capacidade de unir, da capacidade de unificar em torno de objetivos comuns do povo. Na cidade de Belo Horizonte, o Prefeito Márcio Lacerda também foi reeleito com votação bastante expressiva, já no primeiro turno, mostrando a qualidade de sua gestão, o que fez com que a própria Presidenta Dilma, há alguns meses, tenha dito, publicamente, em lançamento de uma obra naquela capital, que estávamos ali ao lado de um dos melhores prefeitos do Brasil. Sem dúvida, um dos melhores prefeitos do Brasil, que teve esse reconhecimento da população de Belo Horizonte. Além de ser um grande gestor, demonstrou uma capacidade de unificação muito grande de um campo político que vai continuar promovendo o desenvolvimento na cidade de Belo Horizonte.
 
Disputou a eleição, Senador Paim, com um grande quadro político nacional e com um homem da maior qualidade, do maior respeito e por quem tenho a maior admiração, o ex-Ministro Patrus Ananias, responsável por um dos programas mais importantes desenvolvidos no Brasil nos últimos anos, o que torna sua vitória ainda mais expressiva e demonstra que o que estava em jogo ali não era uma questão nacional. O que estava em jogo ali era o reconhecimento da capacidade administrativa, de uma administração eficiente, de uma administração transparente, de uma administração ao lado do povo, como foi a administração do Prefeito Márcio Lacerda.

Cumprimento, em nome de todos os socialistas de todo o Brasil, o Prefeito Geraldo Júlio e o Prefeito Márcio Lacerda neste momento. 

No segundo turno, também estamos em mais três capitais. Como eu disse: na cidade de Porto Velho, no Estado de Rondônia, onde já elegemos no segundo maior colégio eleitoral daquele Estado, a cidade de Ji-Paraná; estamos, no segundo turno, na cidade de Fortaleza, onde, certamente, haverá um segundo turno muito disputado entre duas forças políticas de esquerda, o PSB e o PT; e também, ainda, em Cuiabá, onde também haverá uma disputa no campo da esquerda, entre o candidato do PSB e o candidato do PT.

É importante registrar que o resultado eleitoral também demonstra um reconhecimento e um fortalecimento dos partidos da base de apoio da Presidenta Dilma. Há um claro sinal de que a população entende que o Brasil está no caminho certo, o Brasil está no rumo certo, sob a liderança da Presidenta Dilma. 

Alguns quiseram forjar determinados atritos, determinadas brigas que não se sustentaram, até porque a trajetória do PSB é muito clara, é transparente, é cristalina, e em nenhum momento nós nos deixamos seduzir por qualquer tipo de intriga, buscando mostrar o nosso caminho de proporcionar às populações das cidades brasileiras a melhor gestão para enfrentar aqueles problemas que a população enfrenta no dia a dia – problemas de saúde, problemas de educação, problemas de segurança, problemas de infraestrutura –, nas cidades, no momento em que as prefeituras brasileiras passam por sérias dificuldades financeiras, o que exige maior qualificação dos quadros políticos nacionais.

Senador Paim, não houve eleições no Distrito Federal, mas nós participamos, devido às relações que construímos ao longo da nossa trajetória, das eleições no Entorno do Distrito Federal, na região metropolitana do Distrito Federal, até ampliando-as, em função de convites de companheiros de Partido, especialmente do PSB de Goiás, de vários processos eleitorais no Estado de Goiás, apoiando legendas aliadas ou apoiando candidatos do PSB.

Quero ressaltar o apoio e a vitória do companheiro Hildo do Candango, uma vitória bastante expressiva, na cidade mais populosa da região metropolitana do Distrito Federal, a cidade de Águas Lindas. O companheiro Hildo do Candango já havia sido candidato nas eleições passadas, apoiado por nós. Não ensejou conquistar a vitória naquele momento, mas neste momento teve uma vitória bastante expressiva para uma cidade muito importante para todo o Distrito Federal e contará com o nosso apoio na promoção do desenvolvimento. Estivemos várias vezes ali, participamos do último comício e estamos muito satisfeitos com a vitória do companheiro Hildo do Candango.

Registro também uma vitória muito importante da companheira Giselle Araújo, na Cidade Ocidental. A companheira Giselle é filiada ao PTB e é viúva de um ex-prefeito da cidade, reconhecido por sua administração; fez um enfrentamento com a atual gestão e mostrou de forma clara, cristalina, estar muito preparada para os desafios da Cidade Ocidental. Também celebramos com muita alegria a vitória da Srª Giselle Araújo na Cidade Ocidental.

Luziânia, a cidade mais expressiva da região metropolitana do Distrito Federal, uma cidade-polo na região, também teve a eleição do companheiro Cristóvão, do PSD, apoiado por nós, que teve algo em torno de 70% dos votos, mostrando a vontade da população em eleger esse prefeito.

Quero registrar uma campanha bonita, entusiasmada, mas em que não conquistamos a vitória, em Formosa, onde o PSB apresentou o nome de Genedir Ribas para vice do candidato Ernesto Roller, que alcançou algo em torno de 48% dos votos. Mas, ali, perdemos as eleições para o Itamar.

Ainda apoiamos a candidatura do Prefeito João de Deus, em Água Fria, também vitorioso. Tive a oportunidade de participar do processo eleitoral naquele Município. E vencemos, com candidatos do PSB, em dois Municípios importantes da Chapada dos Veadeiros, região de grande potencial turístico, de grande potencial ambiental, que tem uma relação muito forte com o Distrito Federal, principalmente com a sua juventude, que frequenta muito especialmente o Município de Alto Paraíso. Ali, vencemos as eleições em São João d’Aliança, com o candidato Atos, por uma diferença de apenas 12 votos, salvo engano; uma eleição bastante disputada de que tivemos a oportunidade de participar.
 
E tivemos uma bela vitória, com o nosso companheiro Álan, em Alto Paraíso, cidade que, no nosso entendimento, deve ser uma vitrine das boas práticas administrativas, da promoção do turismo sustentável. É ali que está o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, é ali que está um dos grandes referenciais turísticos do País, que precisa ter a sua infraestrutura melhorada para receber turistas brasileiros e estrangeiros, que visitarão o Brasil em razão dos grandes eventos.

Ainda participamos em outra cidade que tem alguma relação econômica com o Distrito Federal, a cidade de Iaciara – todas essas três cidades, Senador Paulo Paim, estão no Vale do Paranã –, onde também o PSB teve uma grande vitória com a eleição do Agnaldo, com mais de 60% dos votos.

Quero cumprimentar todos os eleitores e todos os candidatos, os vitoriosos e os derrotados, assim como todos os candidatos a vereador eleitos, desejando que todos estejam à altura da confiança da população. Todos nós políticos temos um grande desafio, que é o de resgatar a imagem da política como instrumento essencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Agora, passadas as eleições, quero mandar um recado a todos os prefeitos vitoriosos da região metropolitana do Distrito Federal, tenham sido ou não apoiados por mim: meu compromisso é com o Distrito Federal, mas estamos inteiramente à disposição dessa região para contribuir no desenvolvimento regional, no desenvolvimento do Distrito Federal e de toda a região metropolitana.

Neste momento, aproveito para abraçar todos os militantes do Partido Socialista Brasileiro. De norte a sul, de leste a oeste do País, todos os militantes, eles sim são os grandes responsáveis pela vitória do PSB, que está sendo saudado pela imprensa como o grande partido, aquele que obteve a maior vitória eleitoral nestas eleições. E repito: não foi uma vitória construída no processo eleitoral apenas. É uma vitória que vem sendo construída por anos de coerência, por anos de compromisso com a população brasileira e com boas gestões administrativas nas prefeituras e governos de Estado, que temos a honra de ocupar, e também no exercício dos mandatos parlamentares, sejam eles de vereadores, de deputados estaduais, Deputados Federais e Senadores. 

A todos os militantes do Partido Socialista Brasileiro o nosso abraço e o nosso muito obrigado.
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01