*/ Senador de Bras?lia:É Preciso fiscalizar a qualidade da telefonia celular no país
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :07/08/2012
É Preciso fiscalizar a qualidade da telefonia celular no país
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB – DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Srª Presidenta, Senadora Marta Suplicy, Sras. e Srs. Senadores, amanhã a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, em conjunto com a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, vai realizar uma audiência pública para ouvir o Ministro das Comunicações, o Presidente da Anatel e o Presidente da instituição que representa as operadoras de telefonia celular, sobre a crise na prestação de serviços de telefonia celular no Brasil, que levou recentemente a Anatel, numa decisão tardia, porém correta, de suspender a venda de serviços e de novas linhas de telefonia móvel para as empresas OI, Claro e TIM, em alguns Estados brasileiros; medida essa já suspensa, em função dos planos de investimentos apresentados por essas operadoras e que precisam ser conhecidos pelo Senado Federal, acompanhados por ele, para que essa concessão de serviço público possa ser prestada de forma adequada, o que não vem sendo.

Portanto, quero aqui cumprimentar os órgãos de controle do nosso País, especialmente o Tribunal de Contas da União, que, já em 2006, tinha emitido uma recomendação através de um acórdão à Anatel; recomendação essa que não foi cumprida, o que gerou em parte uma proposta de monitoramento, com uma decisão recente do Tribunal de Contas da União do dia 18 de julho de 2012, cobrando da Anatel que tomasse diversas providências já recomendadas anteriormente e que ainda não tinham sido cumpridas adequadamente, o que certamente pressionou a Anatel a tomar, agora, essa decisão absolutamente correta, que tem o apoio da população brasileira de cobrar uma prestação de serviço adequado por parte das operadoras. Inclusive, nessa decisão do TCU, este recomenda que haja um acompanhamento por parte da Presidência e do Conselho Diretor da Anatel de todas as recomendações emitidas pelo TCU, já que eles entendiam que há necessidade de uma integração entre as diversas áreas para o adequado cumprimento das decisões emanadas. 
 
E não estamos falando de pouca coisa. É importante registrar - e quero aqui abrir um parêntese para cumprimentar o Governo da Presidenta Dilma pela criação, no âmbito do Ministério da Justiça, da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor que passa a ter como titular uma profissional experiente, competente, a Sra. Juliana Nunes, que, já antes, como Diretora, vinha fazendo esse acompanhamento e esse enfrentamento às operadoras de telefonia celular – que o próprio Ministério da Justiça indica que as empresas de telefonia celular são as maiores responsáveis pelas reclamações dos consumidores brasileiros, em função da má prestação de serviços: 78.604 reclamações apenas nos primeiros seis meses do ano, representando 9,13% das reclamações dos consumidores brasileiros. Estes os que ainda têm a paciência de reclamar, porque a grande maioria, sabemos, não reclama. 
 
Mas quero registrar que, hoje, a Folha de S.Paulo traz uma matéria da maior gravidade, um relatório da Anatel que, se confirmado, representa um verdadeiro escárnio com o Estado brasileiro, com o Senado brasileiro, com os órgãos de fiscalização do nosso País, que é o fato de uma operadora de telefonia celular, a Tim, que vendeu o serviço Infinity, que é cobrado por ligação, que estaria derrubando o sinal das ligações, de forma proposital fazendo com que os consumidores brasileiros possam gastar muito mais para acessar um serviço que é uma concessão pública. Segundo esse relatório da Anatel, em apenas um dia, no dia 8 de março deste ano, afirma o relatório, a operadora derrubou 8,1 milhões de ligações o que teria gerado um faturamento extra de R$ 4,3 milhões  em apenas um dia.

Portanto, tanto a Anatel como os órgãos de fiscalização, todos precisam estar atentos porque isso precisa ser enfrentado com muita coragem, com muita determinação porque isso é uma afronta ao estado de direito brasileiro. E nós não estamos Senador Mozarildo falando de pouca coisa, nós estamos falando de um serviço que segundo a União Internacional de Telecomunicações, que é um órgão ligado a Organização das Nações Unidas, indica que o celular representa em média 8,5% da renda do brasileiro. Portanto, absolutamente inadmissível uma fraude contra o consumidor brasileiro que tem uma repercussão enorme na sua renda e que, portanto, nós não podemos admitir.
 
Importante registrar Senador Mozarildo, e já vou ouvir V. Exª, que segundo ainda a União Internacional das Telecomunicações, entre os países do Brics, o Brasil é de longe o que cobra a maior tarifa de telefonia celular móvel. Um pacote, o estudo analisou o custo de 30 ligações e 100 mensagens SMS da maior operadora em 165 países. Na comparação com os países do Brics, enquanto no Brasil nós temos um custo médio desse pacote de U$57,10 dólares, algo em torno de 97,60 reais, na China esse pacote de telefonia custa U$ 6 dólares, ou seja, quase 10 vezes menos que o Brasil; na Índia a diferença é ainda maior já que lá a conta sai por U$ 3,4 dólares e na Rússia U$ 9,2 dólares.
 
Portanto, estamos diante de uma situação de extrema gravidade em que o Senado não pode ficar ausente, não pode ficar omisso, e daí a nossa decisão de realizar essa audiência publica conjunta, amanhã, no âmbito da Comissão de Ciência e Tecnologia e na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.
 
Ouço o Senador Mozarildo Cavalcanti. 
 
O Sr. Mozarildo Cavalcanti (Bloco/PTB – RR) – Senador Rollemberg, quero cumprimentar V. Exa. porque esse tema realmente, desde o mandato passado, nós vimos reclamando aqui. E uma das vezes, um assessor da Anatel veio conversar comigo pessoalmente e me disse assim, em off: "Senador, o que acontece é que, quando houve a privatização do serviço de telefonia, as grandes empresas, que na verdade são estrangeiras, mandaram para cá o que havia de sucata na Europa, nos Estados Unidos e tal. E pior, oferecem uma quantidade de linhas que não têm capacidade de atender”. Isso realmente é um caso que merece – quero parabenizá-lo pela iniciativa de fazer essa audiência – e digo que merece até mais, até mesmo uma CPI, porque isso é um roubo, o que essas operadoras estão fazendo. V. Exa. lembra muito bem, a Anatel tomou uma providência, há poucos dias, contra três operadoras, mas não poderia distinguir qual a pior de todas as que operam. A disputa é para saber qual a pior, porque todas são ruins. E nós realmente não podemos, como representantes dos nossos Estados, ficar omissos com essa questão. Quero parabenizá-lo, portanto.
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB – DF) – Muito obrigado, Senador Mozarildo. 
 
É importante registrar que, em algum jornal, eu li ao longo dessa semana que o próprio presidente da Anatel reconhece esse volume de reclamações sobre essa péssima prestação de serviços já vem de algum tempo. Há quase 18 meses que a Anatel vem percebendo essa má prestação de serviços.
 
E é muito importante que as atitudes tomadas sejam duras, mas que possam ser acompanhadas pelo Congresso Nacional, para que de fato sejam efetivadas, garantindo o direito do consumidor de ter um serviço de boa qualidade, já que estamos falando de uma concessão, de um serviço público.
 
Estaremos atentos, Sra. Presidenta.
 
Muito obrigado.
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01