*/ Senador de Bras?lia:Internet banda larga gratuita no DF
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :19/09/2011
Internet banda larga gratuita no DF
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB – DF. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Parlamentares, quero cumprimentar o Governo do Distrito Federal, nas figuras do Governador Agnello e do Secretário de Ciência e Tecnologia Gastão Ramos, Secretário do PSB, pela decisão anunciada na última sexta-feira, no sentido de que três pontos do centro de Brasília – a rodoviária de Brasília, o estádio nacional de Brasília – para nós, o Estádio Mané Garrincha – e quatro áreas do Parque da Cidade passarão a ter acesso à Internet banda larga gratuita.

Quero fazer esse registro, porque considero um avanço, embora entenda que isso deve ser apenas o início de um processo que garanta Internet banda larga de alta velocidade em todo o Distrito Federal, proposta que defendi durante a minha campanha. Também defendi que a Internet banda larga seja gratuita, especialmente nas cidades em que a população não tem condições de pagar. 

O Secretário Gastão Ramos anuncia que, nos próximos dias, outras cidades deverão ser contempladas com a Internet banda larga gratuita, especialmente a cidade do Varjão e a de São Sebastião, para as quais, através da Universidade de Brasília, destinei emendas para fazer os estudos necessários, a fim de prover essas cidades desses serviços, mas entendo que o Governo deve avançar rapidamente, no sentido de prover esse serviço para todo o Distrito Federal.

Entendo que devamos continuar, além dessas cidades já anunciadas, porque já há estudos prontos de como deveria ser esse serviço por áreas centrais das diversas cidades do Distrito Federal e por todas as escolas públicas do DF. 

O Distrito Federal é uma Unidade da Federação diferenciada. Além de ser de tamanho relativamente pequeno, é uma área plana. Portanto, toda a infraestrutura tecnológica para dotar todo o Distrito Federal deste serviço é mais barata. 

E às pessoas, que se referem a essa política de dotar a cidade toda de banda larga gratuita de que isso teria um custo elevado, eu respondo que, além do custo, nós temos que examinar o custo benefício, o que significa hoje ter acesso, Senador Cristovam, à Internet de banda larga em todo o Distrito Federal.

Há pouco tempo, o Senador Jarbas Vasconcelos se referia à importância das redes sociais na mobilização contra a corrupção, que eu fiz questão de ir, ver e participar da marcha contra a corrupção, promovida pela juventude do Distrito Federal e convocada pelas redes sociais.

Acontece que hoje apenas uma parte da população do Distrito Federal tem acesso à banda larga de alta velocidade. Portanto, é importante dotar a cidade toda desse serviço fundamental hoje para o acesso à educação de qualidade, para o acesso à informação, para o acesso a emprego. E nossa cidade tem que desenvolver tecnologias que permitam as pessoas marcarem as suas consultas nos hospitais da cidade pela Internet, fazer as suas matrículas. Enfim, uma série de serviços oferecidos pelo governo através da Internet.

E ouço, com muita alegria, o Senador Cristovam Buarque, pedindo um pouco de tolerância ao nosso Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Valdir Raupp. Bloco/PMDB – RO) – Olha, além do tempo está se esgotando, isso não é problema, mas não é devido o aparte em fala pela liderança. Mas se o líder está permitindo, V. Exª pode falar.

O Sr. Cristovam Buarque (Bloco/PDT – DF) – Um simples comentário. Senador Rodrigo, eu fico feliz, por duas coisas. Primeiro, V. Exª trazer esse assunto para cá, porque muitas vezes a gente se esquece disso, no nosso dia a dia. E, segundo, o fato de lembrar que Brasília sai na frente, apesar de que tem cidade, como Rio Branco, no Acre, que hoje tem ligação gratuita. Mas o fato de ser banda larga e gratuita é importante. Queria só fazer uma comparação: algum tempo atrás a reforma era agrária. Hoje, a reforma é banda larga para todo mundo.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB – DF) – Muito obrigado, Senador Cristovam. Eu quero agradecer o apoio que V. Exª já manifestou à minha proposta de emenda à Constituição que torna o acesso à Internet um direito social na Constituição. 

Mas entendo que o Distrito Federal tem tudo, pelas suas características, de ser a primeira unidade da federação, e não apenas uma cidade, com acesso à Internet e banda larga gratuita, para quem não tem condições de pagar, tanto na área urbana como na área rural. 

Meios tecnológicos para isso existem. O investimento não é um investimento pequeno, mas de um retorno imenso. E um retorno que não é apenas um retorno que se colherá imediatamente. É um retorno que se colherá ao longo do tempo.

Portanto, quero cumprimentar o Governo do Distrito Federal por este primeiro passo mas dizer que queremos ver o Distrito Federal todo e rapidamente começando pelas escolas, começando pelo centro das diversas cidades do Distrito Federal, todos com acesso à Internet banda larga.

Muito obrigado Sr. Presidente.


Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01