SRA. PRESIDENTA (Manuela d'Ávila) - Concedo a palavra ao Deputado Rodrigo Rollemberg, da bancada do Partido Socialista Brasileiro. (Palmas.)
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Sem revisão do orador) - Obrigado, prezada Deputada e Presidenta desta sessão Manuela d'Ávila, a quem cumprimento, e também à valorosa Deputada Alice Portugal, pela iniciativa desta homenagem.
De forma muito carinhosa, saúdo a Presidenta da UNE, Lúcia Stumpf; os Deputados Luiz Carlos Busato e Afonso Hamm; o Reitor da minha universidade, a nossa querida UnB, companheiro José Geraldo; os Parlamentares presentes; todos os jovensestudantes brasileiros que hoje prestigiam a Câmara dos Deputados; e, de forma muito especial, a Juventude do PSB.
Este é um momento muito importante, o momento em que celebramos os 30 anos de reconstrução da União Nacional dos Estudantes.
Como passou rápido.
Junto com o colega Marcelo Dourado, que há até pouco tempo estava neste plenário, tive a honra de representar o Centro Acadêmico de História da Universidade de Brasília naquele memorável Congresso de Reconstrução.
A UNE sempre teve papel decisivo na política brasileira, um papel de vanguarda, o papel de empunhar bandeiras corajosas, como a do combate à ditadura e a da redemocratização do País. Foi a UNE que tomou a frente da campanha O Petróleo é Nosso! E temos muito orgulho de dizer quenaquela ocasião o PSB teve o papel importante, com o então Presidente da UNE, Rogê Ferreira, de levar essa campanha para as ruas. E a participação da UNE também foi fundamental na luta pela universidade pública de boa qualidade.
Essas lutas todas continuam extremamente atuais. No momento em que o Brasil descobre o pré-sal, que pode modificar toda a nossa situação social interna e promover a inserção do Paísno mundo de forma diferenciada, os estudantes podem desempenhar uma missão fundamental, a de trazer novamente o desenvolvimento sustentável, o desenvolvimento com distribuição de renda, para o centro da agenda nacional. Que modelo nós queremos para os próximos anos? Que projetos estratégicos poderão inserir o Brasil de forma diferenciada no cenário mundial, seja no que se refere ao programa espacial, seja no que se refere ao programa nuclear, ao desenvolvimento sustentável da Amazônia, à ampliação da nossa fronteira marítima, ao aprofundamento da democracia, à construção do socialismo em nosso País, enfim, às questões que de fato são estratégicas para este País?
Eu diria que o desafio que se apresenta para a UNE neste momento é o desafio da juventude brasileira, é o desafio do povo brasileiro.
E temos de reconhecer que a UNE sempre teve papel extremamente importante no sentido de unir as forças populares e democráticas do Brasil e de promover as mudanças tão necessárias para todos.
O Sr. Wilson Braga - Nobre Deputado Rodrigo Rollemberg, embora contrariando o Regimento, como já houve antecedentes eu pediria a V.Exa. permissão para fazer um aparte.
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG - Pois não, Deputado Wilson Braga. Apenas vou ouvir primeiro a Deputada Lídice da Mata, que já havia pedido o aparte. Em seguida ouvirei V.Exa.
O Sr. Wilson Braga - Faz muito bem V.Exa.
A Sra. Lídice da Mata - Deputado Rodrigo Rollemberg, quero saudar, muito rapidamente — sei do nosso limite de tempo — , as Deputadas Manuela d'Ávila e Alice Portugal pela realização desta sessão solene, a Presidenta da UNE, Lúcia Stumpf, e a ex-Presidenta da entidade Gisela Mendonça, que já se afastou. Eu também pude participar do Congresso de Reconstrução da UNE, daquela comissão, cuidando desde a alimentação até a segurança daquele encontro extremamente vitorioso. Como lembrou o Deputado Rodrigo Rollemberg, que fala representando o nosso partido, a luta da União Nacional dos Estudantes continua, uma luta principalmente em defesa da universidade pública, gratuita ede qualidade, o que hoje se traduz numa radicalização democrática para o ingresso cada vez maior de jovens brasileiros na universidade pública.
De cada 100 jovens brasileiros, apenas 6 chegam à universidade, e a inversão dessa estatística deve ser o papel principal da União Nacional dos Estudantes. Portanto, saudando a União Nacional dos Estudantes, saúdo o movimento estudantil, que deu ao Brasil tantos quadros políticos que hoje frequentam esta Casa legislativa como representantes do povo, outros que a frequentaram antes e outros tantos que muito contribuíram, mesmo não estando aqui hoje, para a existência da UNE.
Saúdo particularmente o Estado da Bahia, que tanta contribuição deu à reconstrução da União Nacional dos Estudantes, com grandes presidentes, tendo, aliás, oferecido à UNE sua primeira presidenta mulher, a nossa Clara Araújo. Um grande abraço à UNE! Viva a União Nacional dos Estudantes! (Palmas.)
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG - Concedo um aparte ao Deputado Wilson Braga.
O Sr. Wilson Braga - Permita-me V.Exa., Deputado. Sra. Presidenta, quero aproveitar esta oportunidade para cumprimentar todos aqueles que organizaram esta homenagem à UNE, mas cumprimento principalmente V.Exa., que está presidindo a sessão e é uma pessoa muito querida e estimada nesta Casa, a Presidente da UNE, aqui presente, e todos os diretores da entidade. Eu também participei da UNE. Fui conselheiro, no tempo em que eram Presidentes Raimundo Eirado e Bento Bugarin, representantes da Bahia. Foram esses 2 homens públicos, esses 2 representantes da UNE, que levantaram e deram moral ao funcionamento do Calabouço, que nos sustentava naquelas fases em que combatíamos tudo o que havia de errado neste País e defendíamos os interesses da classe universitária brasileira. Como representante da UEE da Paraíba, lá estive como conselheiro. Parabenizo-a Câmara dos Deputados, os Diretores da UNE, a Presidenta desta sessão e a Presidenta da UNE. Um grande abraço a todos! Estamos sempre prontos a ir à Rua do Flamengo, 132, prestar pessoalmente a nossa solidariedade.
Foi isto o que eu combinei com o ex-Presidente da Câmara Aldo Rebelo, irmos lá todos juntos, o Deputado José Genoíno e todos os que são ou foram Deputados, como Aldo Arantes, levar a nossa solidariedade. Muito obrigado a V.Exa.
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG - Muito obrigado, Deputado Wilson Braga. Ouço com prazer o Deputado Glauber Braga.
O Sr. Glauber Braga - Presidenta, serei bastante rápido nas minhas palavras, na minha intervenção ao pronunciamento do nosso Deputado Rodrigo Rollemberg. Minha menção à União Nacional dos Estudantes vai se dar através de uma história, de um bate-papo. Um jovem virou-se para mim e disse basicamente o seguinte: Glauber, vencer a batalha eleitoral — isso serve para todos os segmentos — pode ser fácil, talvez não seja tão difícil assim; vencer a batalha administrativa também é possível, porque você pode terminar um mandato sendo bem avaliado por aquilo que conseguiu alcançar; mas tem uma batalha que é a primeira a começar e a última a terminar: a batalha cultural. Nessa batalha, a União Nacional dos Estudantes tem papel fundamental, até mesmo para melhorar os hábitos deste Parlamento, o Congresso Nacional, e dos outros Poderes da República. Por isso não podíamos deixar de dar os vivas à União Nacional dos Estudantes. (Palmas.)
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG - Muito obrigado, Deputado Glauber Braga.Ouço rapidamente a Deputada Perpétua Almeida, e em seguida encerro, Sra. Presidenta.
A Sra. Perpétua Almeida - Muito obrigada, Deputado Rodrigo Rollemberg. V.Exa. resolveu ser o companheiro da vez e dar-nos esta oportunidade de saudar a União Nacional dos Estudantes. Permita-me o Plenário e a Mesa fazer esta saudação na pessoa de 3 mulheres guerrreiras: a companheira Lúcia Stumpf, Presidenta da UNE, e as Deputadas Alice Portugal e Manuela d'Ávila, que tiveram a luz de garantir que acontecesse esta sessão solene de homenagem aos 30 anos de reconstrução da UNE.
Quero saudar os estudantes do Brasil que vêm participar desse congresso importante. O estudantado e a nossa juventude foram às ruas, pintaram a cara e fizeram com que o povo brasileiro repensasse cada momento da sua história. Reafirmo a necessidade de que o Congresso da UNE deve e precisa garantir a presença de um grande número de estudantes na Câmara dos Deputados, logo depois do recesso. É preciso impedir que esta Casa vote o projeto, já aprovado pelo Senado, que, de certa forma, acaba com um direito dos estudantes do Brasil. Refiro-me é a meia entrada, uma conquista histórica do movimento estudantil.(Palmas.) Não podemos permitir que o Congresso Nacional bote abaixo conquistas históricas que os estudantes obtiveram, indo às ruas e a custa de muito sacrifício. Viva os estudantes do Brasil e viva os direitos já conquistados. Muito obrigada.
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG - Agradeço a todos os apartes, que incorporo ao meu pronunciamento. Peço compreensão aos demais Parlamentares, no sentido de que aparteiem o próximo orador, para que eu não me alongue mais do que, por benevolência, já me permitiu a Presidência esta sessão.
Para encerrar, Deputada Manuela d'Ávila, cumprimento todos os estudantes do Brasil que honram a Câmara dos Deputados com sua presença. A UNE sempre foi um celeiro de brasileiros que honram a política brasileira. Estavam, aqui há pouco, o Deputado Aldo Rebelo, ex-Presidente desta Casa; o Vice-Presidente Nacional do PSB, Roberto Amaral, que também foi Vice-Presidente da União Nacional dos Estudantes; o Ministro Orlando Silva. E tenho certeza de que muitas das pessoas que aqui estão, no futuro, também estarão neste Parlamento, representando a população brasileira.
Espero que façam um bom congresso e que a UNE esteja sempre à altura dos grandes desafios do povo brasileiro. Mais uma vez, cumprimento a juventude socialista pela bandeira e pela defesa das eleições diretas para a União Nacional dos Estudantes. Um grande abraço a todos. (Palmas.)