*/ Senador de Bras?lia:Turismo Cívico em Brasília
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :03/08/2009
Turismo Cívico em Brasília
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Sem revisão do orador.) Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o ano de 1996 marcou o início da implementação do roteiro do Turismo Cívico em Brasília. À época foi considerada grande alternativa para a cidade e oportunidade ímpar para milhares de pessoas, especialmente jovens que visitavam a nossa cidade aos finais de semana.

O Brasil afirmava-se como um País democrático, e conhecer o Senado, a Câmara dos Deputados, o Supremo Tribunal Federal, o Palácio do Planalto e o Itamaraty nos parecia, além de um direito dos brasileiros, uma oportunidade de promoção da educação para a cidadania com o objetivo de fortalecer ainda mais os postulados da democracia em nosso País.

Como Secretário de Turismo do Distrito Federal, à época, decidi procurar os Presidentes das instituições para sensibilizá-los sobre a necessidade de que as Casas dos Três Poderes fossem abertas à visitação pública, durante os finais de semana. A primeira pessoa que procurei, Sr. Presidente, foi o Presidente do Senado Federal, então Senador José Sarney, que imediatamente determinou a abertura do Senado Federal para a visitação pública aos finais de semana.

Faço este registro para dizer que às vésperas de Brasília completar 50 anos, às vésperas de comemorarmos também 50 anos da mudança do Poder Legislativo para o centro do País, o Congresso Nacionalbateu um novo recorde de visitação. Neste final de semana, 4.716 pessoas de todo o Brasil visitaram o Congresso Nacional no final de semana, numa visita conjunta, reunindo Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Quero cumprimentar todos os servidores da Casa, do serviço de Relações Públicas que recebem esses visitantes, que apresentam o roteiro do turismo cívico, que apresentam todas as funções constitucionais da Câmara dos Deputado se do Senado Federal.

Portanto, fico muito feliz de ver este projeto que amplia a cidadania em nosso País e cria mais uma alternativa de geração de renda para a nossa cidade. 

(PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO GABINETE)

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o ano de 1996 marcou o início da implementação do roteiro do Turismo Cívico em Brasília. À época foi considerada grande alternativa para a cidade e oportunidade ímpar para milhares de pessoas, sobretudo jovens, oriundos de diversos lugares do Brasil e do mundo, que queriam conhecer a capital do nosso País.

O Brasil afirmava-se como um País democrático, e conhecer o Senado, a Câmara dos Deputados, o Supremo Tribunal Federal, o Palácio do Planalto e o Itamaraty nos parecia, além de um direito dos brasileiros, uma oportunidade de promoção da educação para a cidadania com o objetivo de fortalecer ainda mais os postulados da democracia.

Como Secretário de Turismo do Distrito Federal, à época, decidi procurar os Presidentes das instituições para sensibilizá-los sobre a necessidade de que as Casas dos Três Poderes fossem abertas à visitação pública, inclusive nos finais de semana.
Procurei o então presidente do Senado, senador José Sarney, que prontamente compreendeu a importância do pleito e ordenou a abertura daquela Casa à visitação pública nos finais de semana, o que ocorreu em apenas 15 dias. 

O exemplo foi seguido pelos dirigentes das demais instituições e apenas o Palácio do Planalto resistiu ao apelo feito pelo Governo do Distrito Federal. Lideramos um movimento, em 1997, que colheu milhares de assinaturas solicitando a abertura do Palácio à visitação, pleito atendido três anos depois, no segundo governo de Fernando Henrique Cardoso, e que contou com o apoio do então ministro da Casa Civil, Aloísio Nunes Ferreira.

O Senado Federal foi o primeiro a inovar, enriquecendo as visitações, com a exposição dos seus momentos mais importantes no chamado Túnel do Tempo. De lá até hoje, mais de 1 milhão de pessoas jávisitaram o Congresso Nacional. São mais de 100 mil visitas por ano. Tive a oportunidade de acompanhar, por ocasião de uma Marcha dos Sem Terra a Brasília, um grupo de aproximadamente 80 crianças, filhos de agricultores, de chinelos, lápis e papel na mão, anotando tudo que era dito pelo guia do senado. Fiquei emocionado.

Acompanho sempre pela Revista da Casa, informativo eletrônico da Câmara dos Deputados, as notícias do Programa Visite o Congresso. Com muita satisfação li que a visitação bateu novo recorde: 4.716 pessoas no penúltimo final de semana. Só no sábado, dia 25 de julho, foram 3.124 visitantes, dia de maior movimento desde 2003, ano da união das visitas à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, que até então eram feitas separadamente.

O Turismo Cívico está consolidado em Brasília e apresenta números que ratificam a importância do roteiro tanto na geração de emprego e renda para os diversos segmentos do turismo local, bem como para os turistas nacionais e estrangeiros que têm o privilégio de visitar a capital federal.

Aproveito para saudar e cumprimentar os guias que tão bem recebem as pessoas e que por meio de seu trabalho são responsáveis pela imagem positiva que os turistas levam de Brasília.

Muito obrigado.

Sr. Presidente, peço a V.Exa. que mande divulgar este meu pronunciamento nos meios de comunicação desta Casa.
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01