*/ Senador de Bras?lia:Cerimônia de conclusão do Curso de Especialização em Instituições e Pr
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :23/06/2009
Cerimônia de conclusão do Curso de Especialização em Instituições e Processos Políticos do Cefor
 

O SR. PRESIDENTE (Nelson Marquezelli) - Concedo a palavra ao Deputado Rodrigo Rollemberg.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, ontem tive a honra de participar da cerimônia de conclusão do Curso de Especialização em Instituições e Processos Políticos do Legislativo - 3ª edição, nas dependências do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados — CEFOR, quando 24 servidores da Casa se formaram nesse curso extremamente interessante para qualificá-los no Poder Legislativo.

Tenho dito, Sr. Presidente, que o Poder Legislativo reúne o que há de melhor, do ponto de vista de competência, do serviço público brasileiro, contribuindo para que a Câmara dos Deputados desempenhe seu papel institucional, da maior importância.

Quero cumprimentar a Diretoria-Geral e a Presidência da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados por essa iniciativa de prover cursos realizados pelo CEFOR, reconhecidos pelo MEC. Além de estarem abertos para qualificar os servidores do Poder Legislativo, esses cursos também estão abertos para a sociedade. Aqui fica meu cumprimento de forma muito especial aos 24 formandos desse curso de pós-graduação, concluído ontem.

 

                                                (PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO GABINETE)


O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, tive a honra de participar da Cerimônia de Conclusão da 3ª Edição do Curso de Pós-Graduação: Especialização em Instituições e Processos Políticos do Legislativo, que ocorreu no dia 22 de junho, nas dependências do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento CEFOR da Câmara dos Deputados.

O curso tem por objetivo a formação de profissionais qualificados para exercer as competências inerentes ao Poder Legislativo. Além disso, estimula a reflexão, criação, sistematização e difusão do conhecimento sobre o Parlamento. Por meio dele busca-se formar servidores do Legislativo mais bem preparados para lidar com a natureza entrecortada dos problemas políticos nacionais e mundiais, capacitando-os para interagir com o processo de formulação, execução, pesquisa e análise de políticas.

Além desses objetivos gerais, o curso propicia:

- Qualificação dos profissionais para uma atuação mais efetiva nas instituições e nos processos políticos da Câmara dos Deputados;
- Desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades do servidor que auxiliam o Legislativo nas relações com os outros poderes do governo e as diversas instâncias sociais;
- Aos servidores da Câmara dos Deputados um espaço para a reflexão crítica e aquisição de novos conhecimentos sobre as instituições e processos políticos do Legislativo;
- O desenvolvimento de projetos de estudos específicos no campo das instituições e processos políticos do Legislativo.

Para a Câmara dos Deputados, a formação política do servidor é tão ou mais importante que em outras instituições públicas, uma vez que em suas dependências encontram-se representadas, física e simbolicamente, as diversas vertentes da vida política contemporânea. Assim, parabenizo o CEFOR, na pessoa do Sr. Rildo José Cosson Mota, coordenador dos cursos de pós-graduação, e a Câmara dos Deputados como instituição, pela importância e valorização que dá aos seus servidores.

O parlamentar necessita de assessores qualificados para melhor desempenhar o seu mister, que lhe foi confiado pelo povo através do voto. Investir na capacitação destes profissionais eleva a atuação do parlamentar e do parlamento, instituição responsável pela fiscalização dos atos realizados pelo Executivo e pela produção das leis e outros atos legislativos.

São iniciativas como essa, que colocarão o Poder Legislativo na posição de protagonismo, ao lado dos outros dois poderes constituídos, o Executivo e o Judiciário, para a construção de um País mais justo, solidário e democrático.

Parabéns à Câmara dos Deputados e ao CEFOR pela oportunidade de crescimento profissional que dão aos servidores, CNEs e secretariado parlamentar.

Obrigado Presidente.

Durante o discurso do Sr. Rodrigo Rolemberg, o Sr. Nelson Marquezelli, § 2º do artigo 18 do Regimento Interno, deixa a cadeira da presidência, que é ocupada pelo Sr. Flávio Bezerra, § 2º do artigo 18 do Regimento Interno.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01