*/ Senador de Bras?lia:Apoio às reivindicações da Polícia Militar do DF
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :22/06/2009
Apoio às reivindicações da Polícia Militar do DF
 

O SR. PRESIDENTE (Luiz Couto) - Com a palavra o Deputado Julião Amin, do PDT do Maranhão. (Pausa.) Ausente
Com a palavra o Deputado Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal. S.Exa. dispõe de até 5 minutos.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, venho à tribuna nesta tarde para apoiar o justo pleito da Polícia Militar do Distrito Federal. Trata-se de proposta, Sr. Presidente, de medida provisória enviada pelo Governo do Distrito Federal ao Palácio do Planalto, que, entre outros pontos de interesse da categoria, prevê a criação do Plano de Cargos e Salários (PCS) e a gratificação por risco de vida.

A implantação de uma política de segurança pública no Distrito Federal passa pela necessidade de mudanças na organização das forças de segurança distritais. A medida a ser enviada pelo Poder Executivo promoverá alterações no marco regulatório que estabelece os efetivos dos militares no Distrito Federal, um novo Plano de Cargo e Salários, regras estatutárias e de organização da corporação.

A proposta foi encaminhada à Casa Civil em meados de abril deste ano e, até o presente momento, não foi enviada ao Congresso Nacional. Considero de extrema importância que a referida medida seja remetida ao Parlamento Federal o mais breve possível. Os profissionais que atuam na segurança pública precisam do reconhecimento e incentivo do Estado. A cada 17 horas, Deputado Laerte Bessa, morre um agente de segurança pública no Brasil. Dados como esses demonstram que o Estado não está valorizando aqueles que defendem a sociedade brasileira.

Como é sabido, a Segurança Pública está prevista constitucionalmente no art. 144 da nossa Carta Magna, que dispõe que a Segurança Pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através, dentre outros, das Policias Militares.

Além do mais, o envio da proposta de medida provisória está em consonância com o cumprimento da Política Nacional de Segurança Pública com Cidadania — PRONASCI, ao passo que trata do progresso estratégico relacionado à valorização profissional, à formação e à capacitação dos policiais militares, além de integrar o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal ao programa de Unidades de Pronto Atendimento de Saúde.

A medida alcançará 24.376 militares do Distrito Federal e dotará a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar de substrato normativo suficientemente capaz de torná-las aptas a atenderem com maior eficiência e efetividade a sociedade do Distrito Federal. Cabe ressaltar, que o impacto financeiro da medida está respaldado pelo Fundo Constitucional do Distrito Federal — FCDF, Lei nº10.633, de 2002, que entre suas finalidades está em prover os recursos necessários à organização e manutenção da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

A postergação da assinatura do Plano de Cargos e Salários da PMDF prejudica a instituição e toda a sociedade. Assim, peço o apoio de toda a bancada de Parlamentares do Distrito Federal e a todos os nobres colegas que se preocupam com a segurança pública da nossa cidade e do nosso País para que pressionem o Poder Executivo no sentido de enviar, o mais breve possível, a proposta referente ao Plano de Cargos dos Militares do Distrito Federal.

Ao fazer esse registro, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, quero dizer ainda que o Distrito Federal tem uma situação diferenciada em razão de ser a Capital do País. Temos aqui as representações de todos os Poderes constituídos da República, o Executivo, o Legislativo, o Judiciário e o Ministério Público, todas as representações das embaixadas de todos os países que mantém laços de amizade com o nosso País, temos, reconhecidamente, uma das melhores, se não a melhor Polícia Militar do Brasil e, portanto, é muito importante que essa proposta encaminhada pelo Governo do Distrito Federal ao Governo Federal seja enviada ao Congresso Nacional para que seja rapidamente aprovada e que possa fazer justiça a esses policiais e bombeiros militares que fazem tão bem a segurança do Distrito Federal.

Temos o crescimento da violência em todo o País e do enfrentamento da violência faz parte, como estratégia importante, a qualificação e a melhoria nos vencimentos dos policiais e dos bombeiros militares.

Portanto, faço esse clamor ao Palácio do Planalto no sentido que envie logo essa medida à Câmara dos Deputados para que possa ser apreciada pelo Plenário desta Casa.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Luiz Couto) - Muito obrigado, Sr. Presidente.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos
Copa do Mundo
Rollemberg denuncia superfaturamento em obras do estádio de Brasília

Vídeo

 

footer_down_01