*/ Senador de Bras?lia:Homenagem à memória de Leonel Brizola
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :22/06/2009
Homenagem à memória de Leonel Brizola
 

O SR. PRESIDENTE (Vieira da Cunha) - O próximo inscrito é o Líder do PSB, Partido Socialista Brasileiro, Deputado Rodrigo Rollemberg (Palmas.)

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Sem revisão do orador.) Prezado amigo, Deputado Vieira da Cunha, que preside esta sessão; prezado companheiro Deputado Brizola Neto, Líder do PDT na Câmara dos Deputados, que honra as melhores tradições do Partido Democrático Trabalhista e de seu avô, demonstrando de forma muito clara que quem puxa aos seus não degenera.

Prezado Manoel Dias, Secretário-Geral do PDT Nacional, Sr. Sebastião Helvécio, Deputado Estadual representando a Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Ney Ortiz Borges, Deputado Federal cassado pelo AI-1 juntamente com Leonel Brizola e membro da OAB, prezado amigo, Senador Cristovam Buarque. De forma muita especial, quero saudar todos os dirigentes do PDT e essa aguerrida militância do PDT do Distrito Federal.


Quero registrar ainda a alegria, em nome da Executiva Nacional do Partido Socialista Brasileiro e da sua bancada, de estar compartilhando deste momento histórico de homenagem à memória de Leonel Brizola. Sem dúvida alguma, Leonel Brizola é uma das maiores referências políticas do País, uma das maiores referências políticas da luta do povo brasileiro. De forma muito especial, o político, Deputado, Governador Leonel Brizola, demonstrou, ao longo de toda sua trajetória, um enorme compromisso com o Brasil, com o povo brasileiro e com a Educação brasileira.

Sabia o líder Leonel Brizola que, para transformar o País, era necessário investir na educação, nas crianças, nos jovens, na formação de um novo futuro para este País. E é por isso que o líder Leonel Brizola, seja como Governador do Rio Grande do Sul, seja como Governador do Rio de Janeiro, seja como Deputado Federal, sempre teve na Educação uma das suas principais bandeiras políticas.

Precisamos também homenagear Leonel Brizola pela sua lealdade com o povo brasileiro e com este País no combate aos grandes monopólios, ao latifúndio e na luta pela democratização do País. É por isso que, num momento como este, em que a Câmara dos Deputados homenageia a memória de Leonel Brizola, ela também se aproxima do conjunto da população brasileira e cumpre o papel pedagógico, que é o de reverenciar aquelas pessoas que, de fato, são referência para todos nós que temos compromisso com a luta do povo brasileiro e com este País.

Deputado Brizola Neto, V.Exa., que desempenha um papel bonito na luta em defesa dos trabalhadores nesta Casa, tem se destacado já no seu primeiro mandato. 

Sempre me impressionou, nestas 2 grandes lideranças brasileiras, Leonel Brizola e Miguel Arraes, o fato de que, embora já com idade muito avançada, os 2 estavam sempre formulando para o futuro, pensando para o futuro, construindo para o futuro e buscando questionar as forças políticas brasileiras em prol de um futuro melhor para o nosso País. Isso nos serve como exemplo.
Não foi à-toa que Leonel Brizola foi tão perseguido pela ditadura.

Em 1978, quando ele articulou o Encontro de Lisboa que formulou a Carta de Lisboa, que previa a reorganização do Partido Trabalhista Brasileiro, foi uma manobra da ditadura, naquele momento comandada pelo General Golbery do Couto e Silva, que tirou a legenda do PTB das mãos de Leonel Brizola e de seus companheiros. Mas ele não se curvou e fundou o Partido Democrático Trabalhista, de belíssima tradição em nosso País. Eu estava na Universidade de Brasília em 1979 e lembro-me de todo alvoroço que criou no meio da juventude o retorno de Leonel Brizola ao Brasil e a fundação do Partido Democrático Trabalhista.

Portanto, Deputado Brizola Neto, Deputado Vieira da Cunha, a V.Exas. que tão bem reproduzem a tradição de luta de Leonel Brizola, junto ao Senador Cristovam Buarque, que levanta a bandeira da educação, quero dizer que nós, do PSB, nos aliamos nessa trincheira e nos sentimos irmãos de todas as companheiras e companheiros do PDT e de todas as companheiras e companheiros democratas e socialistas do País que, neste momento, com muito orgulho, relembram e reverenciam a memória de Leonel Brizola.


Vamos à luta!

Vamos à vitória!

Temos ainda um grande espaço a conquistar para o povo brasileiro neste País e vamos oferecer a vitória à memória de pessoas como Leonel Brizola.

Muito obrigado. (Palmas.)

O SR. PRESIDENTE (Vieira da Cunha) - Agradecemos a participação, nesta sessão solene, do Deputado Rodrigo Rollemberg, parceiro de lutas e representante do Partido Socialista Brasileiro.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01