*/ Senador de Bras?lia:Escolha de Brasília como uma das cidades-sedes da Copa do Mundo de 201
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :03/06/2009
Escolha de Brasília como uma das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014
 
A SRA. PRESIDENTA (Vanessa Grazziotin) - Na sequência, convido, para fazer uso da palavra, o Deputado Rodrigo Rollemberg. 

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG 
(Bloco/PSB-DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sra. Presidenta. 
Quero só comemorar, junto com a população do Distrito Federal, a escolha de Brasília como uma das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014. Estamos torcendo agora para que Brasília possa sediar a abertura ou o final da Copa, em função de ser a Capital do País e dispor de uma excelente infraestrutura. 

Grande parte das Copas do Mundo tiveram sua abertura nas capitais dos países que as sediaram. Esse evento é da maior importância para o turismo e a divulgação da imagem do Brasil no plano internacional. É muito importante que os vultosos investimentos que serão feitos para sediar a copa sejam acompanhados pela população, e que haja muita transparência para que a utilização do recurso público se dê de forma adequada. 

Cumprimento o Ministério do Turismo e o Governo brasileiro por ter conseguido trazer a Copa para o Brasil. 

(PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO GABINETE)

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG 
(Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, é com muito orgulho e alegria que assomo à tribuna no dia de hoje para comemorar com toda a população do Distrito Federal o anúncio realizado pela Federação Internacional de Futebol FIFA neste último domingo, dia 28, que escolheu Brasília como uma das doze sedes que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Brasília, capital da República Federativa do Brasil desde a década de sessenta, agora briga para conseguir o direito de ser o palco do jogo de abertura da Copa. Pleito que considero justo, pois em quase todas as edições do Mundial de Futebol organizadas pela FIFA, a abertura ou final foram realizadas na capital do país sede. A decisão só ocorrerá em 2010, após a final do Mundial da África do Sul.

Apesar do momento contagiante gerado com essa grande notícia, o Governo do Distrito Federal, em parceria com o Governo Federal e iniciativa privada, terá grandes desafios para cumprir com todas as exigências da FIFA. Os investimentos serão concentrados nas áreas de infraestrutura turística, prestação de serviços, segurança pública e transportes. 

Como se tratam de verbas públicas, todos os órgãos de fiscalização da União, Estados e sociedade civil, tem a obrigação de acompanhar atentamente a aplicação destes recursos, cobrando a transparência desses gastos, a fim de se evitar superfaturamento de obras e malversação de dinheiro público. 

O projeto de Brasília para sediar a Copa de 2014 deverá custar mais de 3 bilhões de reais para investimentos em obras de infraestrutura. Entre os principais pontos do projeto, que já estão com os estudos técnicos concluídos e em fase preparatória de contratação, cito: a reforma do Estádio Mané Garrincha, que passará a ter a incrível capacidade de 71 mil espectadores; a ampliação do Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek, que teráa capacidade aumentada de 12 para 19 milhões de passageiros/ano, obra esta que está incluída no Plano de Aceleração do Crescimento - PAC; e a implantação do veículo leve sobre trilhos VLT, que quando integrado com as linhas de ônibus e metrô, terão a capacidade de transportar 120 mil pessoas/dia.

O nosso país ganhará uma imensa visibilidade na área turística, gerando milhares de empregos diretos e indiretos, aumentando a geração de renda. A atual capacidade da rede hoteleira da cidade de 29 mil leitos, deveráaumentar para 35 mil.
A Copa de 2014 deve ser tratada como um excepcional instrumento de marketing internacional para o turismo brasileiro, em função de seus fatores de atração e para as nossas cidades. É preciso ter em conta que o Brasil ainda é pouco conhecido do turista internacional. Com a Copa de 2014 o país será mais conhecido, e é preciso aproveitar a oportunidade para conquistar um fluxo permanente de turistas.

É importante ressaltar que as melhorias que Brasília terá, assim como todas as outras cidades que serão sede da Copa de 2014, permanecerão para toda a população após o encerramento desse grande evento mundial. 

A Copa de 2014 não pode ser vista apenas como um mega evento esportivo, que será realizada num futuro distante... A sociedade precisa ter a consciência de que a Copa seráa melhor oportunidade para alavancar o país no cenário internacional. 
Parabéns a Brasília, parabéns a todas capitais sedes, parabéns ao Brasil e a todo povo brasileiro, pois tenho certeza, será uma festa inesquecível, que ficará na memória de todos nós! 

Muito obrigado, Sr. Presidente.
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01