*/ Senador de Bras?lia:PSB lança frente parlamentar em defesa da Petrobrás
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :21/05/2009
PSB lança frente parlamentar em defesa da Petrobrás
 
O SR. PRESIDENTE (Luiz Couto) - Concedo a palavra ao nobre Deputado Rodrigo Rollemberg para uma Comunicação de Liderança pelo Bloco Parlamentar PSB/PCdoB/PMN/PRB.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, venho a esta tribuna para fazer comentários sobre o momento que o Brasil vive, sobretudo diante da manobra da Oposição de querer politizar, do ponto de vista eleitoral, uma questão tão relevante para o País no que diz respeito a uma instituição tão importante para o Brasil como a PETROBRAS.

O PSB sempre se posicionou claramente em defesa da probidade da administração pública. Por isso nunca seremos a favor de nenhum acobertamento de irregularidade. Entendemos que existem instrumentos e instituições para reprimir isso, como o Tribunal de Contas e a Controladoria-Geral da União. Não podemos admitir, em hipótese alguma, a espetacularização de uma empresa tão importante e estratégica para o Brasil como a PETROBRAS ou a transformação deste assunto numa bandeira político-eleitoral. 

É importante ressaltar que as forças políticas que neste momento querem transformar a CPI numa bandeira político-eleitoral, já que esta oposição está sem bandeira, são as mesmas que, no passado, defenderam a privatização da PETROBRAS. Foram as mesmas forças políticas que, há anos, quando administraram o País, não conseguiram colocar o Brasil na rota do desenvolvimento. São as mesmas forças políticas que defenderam o neoliberalismo, que defenderam o acordo do Brasil com a ALCA, o que teria levado o Brasil às mesmas condições em que o México hoje se encontra.

É importante ressaltar que a PETROBRAS é patrimônio dos brasileiros. A PETROBRAS é a maior demonstração da capacidade de realização do povo brasileiro — a exploração de petróleo em águas profundas foi onde mais avançamos na área de ciência, tecnologia e inovação. É importante ressaltar o papel da PETROBRAS no que se refere ao desenvolvimento do País, por meio das obras do PAC, inclusive descentralizando os investimentos. 

Neste momento, a PETROBRAS constrói três refinarias no Nordeste brasileiro. É importante ressaltar a participação dessa empresa na exploração do pré-sal, o que deverá colocar o Brasil num novo patamar de desenvolvimento e de poder mundial. Também é importante ressaltar o papel da PETROBRAS na política nacional de biocombustíveis.

A PETROBRAS é a empresa que mais emprega neste País. Se o Brasil não está sofrendo os efeitos da crise econômica mundial como outros países, em grande parte devemos isso à PETROBRAS e aos investimentos que essa empresavem realizando no País. 

Nós, do PSB, que desde o primeiro momento defendemos a criação da PETROBRAS, quando alguns não acreditavam que Brasil tivesse petróleo, que somos herdeiros do sonho de Monteiro Lobato, não admitiremos ataques à PETROBRAS ou a utilização da mesma como bandeira político-eleitoral. 

Sr. Presidente, em nome da Liderança do Partido Socialista Brasileiro, a partir da semana que vem, recolheremos assinaturas para a constituição de uma Frente Parlamentar em Defesa da PETROBRAS. Queremos trazer este debate, que já está ocorrendo nas ruas do País — os trabalhadores brasileiro já estão indignados com essa manobra da Oposição — , para esta Casa, a fim de que ela possa se mobilizar em defesa dessa empresa que é patrimônio dos brasileiros.

Queremos fazer este debate com a Oposição com muita tranquilidade. Acho que será um momento importante para este País, para que a nossa população entenda, de uma vez por todas, quem está do lado do desenvolvimento do País, quem quer colocar o Brasil num outro patamar de desenvolvimento e quem são aqueles que querem servir a outros interesses que não os nacionais.

Sr. Presidente, a partir da semana que vem, estaremos colhendo assinaturas e queremos fazer esse debate profundamente aqui nesta Casa.
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01